3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá realiza treinamento de salvamento em deslizamento de encostas

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, abril 27, 2017 as 13:48 | Voltar

Corumbá (MS) - O 3° Grupamento de Bombeiros Militar realizou l a Instrução de Tropa Pronta (ITP) equipes de serviço operacional, com o objetivo de manter o nivelamento e conhecimento técnico dos militares na área de operações em encosta com resgate de vitima, tendo como fontes os materiais didáticos do SENASP, CBMMS e MTB-SP.

As instruções foram realizadas em área de encosta, que delimita a Praça Generoso Ponce, na região central do município de Corumbá, o local que já foi palco de salvamentos realizados pelos militares do 3° GBM,  e onde com frequência é marcado pela grande presença de público em períodos festivos como Carnaval, Festival América do Sul, Festival das Águas e outros.  Apesar de possuir o guarda corpo como medida de segurança, evitando assim o risco do público cair na encosta, de aproximadamente 70 metros de extensão e 15  metros de profundidade.

Durante a instrução ministrada pelo 2° Sargento Cadário foram utilizadas diversas técnicas que dinamizaram e diversificaram  o treinamento  "Já realizamos muitos atendimentos nesta área de encosta, em sua maioria cidadãos que transpassam o guarda corpo e caem na ribanceira, este treinamento é importante para que no momento certo todos os militares possam estar preparados, e assim oferecer o melhor atendimento para a população" declarou o 2° Sargento.

Durante o treinamento os militares do 3° GBM nivelaram o conhecimento quanto à movimentação e transporte de vitima em área de difícil acesso utilizando as técnicas de escada trilho com sistemas multiplicadores de força, sistema simples reduzido, análises de terreno, imobilização de vitimas utilizando macas em terrenos de média e alta inclinação.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.