Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a formatura de 30 militares que concluíram a 1ª edição do Curso de Socorros em Urgência e Emergência (CSUE).
A formatura aconteceu no gabinete do Comando-Geral do CBMMS, com a presença do Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel Adriano Noleto Rampazo, além de instrutores e familiares dos militares formandos.

O CSUE é um curso inédito no âmbito do CBMMS, criado com o objetivo de padronizar o atendimento pré-hospitalar prestado à população sul-mato-grossense. A capacitação garante a uniformidade dos procedimentos adotados em situações de urgência e emergência.
Com carga horária total de 100 horas, o curso foi coordenado pela Capitã Janaine Penteado Santana, teve duração de 10 dias e reuniu conteúdos teóricos e práticos voltados ao aprimoramento das técnicas de atendimento em ocorrências de natureza clínica e traumática.
As aulas aconteceram na Academia Bombeiro Militar (ABM), na Capital, entre os dias 12 e 22 de outubro, e foram abordados temas como biossegurança, abordagem inicial de APH, manejo de vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar, ferimentos, hemorragias e traumas, emergências clínicas e outros.
Além disso, os militares participaram de estágios supervisionados realizados em Unidades de Resgate (UR) que atuam em Campo Grande. A experiência foi importante para avaliar os desafios durante o atendimento pré-hospitalar e do socorro imediato.

Durante a cerimônia de formatura, o Subcomandante-Geral, Coronel Rampazo, parabenizou os formandos e destacou a importância da capacitação contínua para a atividade operacional da Corporação.
“Nosso objetivo é aumentar a quantidade de viaturas de resgate na capital e no interior do Estado. Já estamos com esse projeto. Para isso, precisamos desses profissionais capacitados, desde o motorista até os nossos resgatistas. Muitos desses militares formados hoje já estavam atuando nas Unidades de Resgate, mas agora, com mais conhecimento, com esse nivelamento, o objetivo é ter uma padronização no nosso serviço para oferecer um atendimento de excelência à população”, disse o subcomandante.
Os três primeiros colocados do curso foram homenageados e todos os alunos receberam certificados e brevês de curso.

REFORÇO NA FROTA
O nivelamento e atualização dos bombeiros militares que atuam nas viaturas vêm ao encontro do projeto de ampliação da frota de Unidades de Resgate. Para isso, a Corporação recebeu 12 novos veículos, sendo 10 URs e 2 caminhonetes de combate a incêndios, que devem entrar em operação ainda este ano.
Os veículos foram viabilizados por meio de sistema de locação e já estão à disposição do Corpo de Bombeiros, aguardando apenas regulamentação de documentação e caracterização. Elas vão reforçar o atendimento em Campo Grande e em cidades do interior.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e Fundo Nacional de Segurança Pública, totaliza um montante de R$ 3,6 milhões.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!