O número de animais silvestres capturados na zona urbana de Corumbá e ladário no primeiro semestre de 2016 deste ano é 40 % maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Foram resgatados ou capturados 142 animais em 2016 contra 57 em 2015. Este tipo de ocorrência ocorre mais em épocas de estiagem, quando é registrado maior número de incêndios na vegetação da região.
Localizada em região geográfica estratégica, Corumbá, conhecida como a capital do Pantanal, é delimitada pela planície pantaneira ao Norte e pelo Maciço do Urucum ao Sul. Sua localização privilegiada, em meio ao Pantanal sul-mato-grossense, permite a contemplação da paisagem que atrai milhares de turistas todos os anos. No entanto, o crescimento urbano somado a eventos naturais como a cheia, ou ainda a incidência de queimadas durante a seca, têm causado o aparecimento de visitantes um tanto quanto inesperados na cidade.
O principal objetivo nas ocorrências é garantir a segurança tanto dos bombeiros que realizarão o trabalho quanto dos animais, que serão encaminhados para a reabilitação e, se possível, posterior soltura.Constantemente nossos militares estão capturando cobras, jacarés, tuiuiú, antas e outros animais da fauna pantaneira. A tropa do 3º GBM está se especializando nas técnicas de captura , contenção e manejo desses animais , uma vez que esse tipo de ocorrências tem se tornado frequente na área urbana da cidade de Corumbá e Ládario.