Coxim (MS) – Nos dias 25 e 26 de novembro, o 5ºSGBM em parceria com o SENAR realizou um curso de 16h/a que habilitou nove bombeiros militares a pilotarem RPA’s (Remotelu Piloted Aircraft – Aeronave Remotamente Pilotada) em ocorrências sobrevoando a área do sinistro.
Sete bombeiros militares de Coxim juntamente com dois de São Gabriel do Oeste, receberam instrução sobre as informações gerais da mais nova tecnologia de sensoriamento remoto, temas como plataformas e sensores dos drones, regras de segurança, técnicas de pilotagem e de processamento digital de imagens, entre outros.
Em parceria com o Sindicato Rural municipal e o SENAR, o curso habilita os bombeiros militares a operarem o drone da unidade (Mavic Pro) adquirido através do Conselho Municipal de Coxim.

O drone da unidade já operou em ocorrências de incêndio florestal, bem como busca e resgate de pessoa da região pantaneira. A habilitação é uma demanda do quartel já que apenas três militares estavam habilitados, sendo que dois foram transferidos e o outro se encontra na Força Nacional.
O objetivo do curso é capacitar os bombeiros a empenharem de forma segura o equipamento existente na unidade em ocorrências, já que os aviões não-tripulados também são peça importante no reconhecimento de áreas. O empenho dessa tecnologia ainda está sendo protocolado pelas corporações, portanto é uma ferramenta de resposta e preparação de emergência, incêndios florestais, busca e resgate, ocorrências envolvendo produtos perigosos onde preservamos a vida de nossos militares utilizando um equipamento preciso, além de divulgação de trabalhos e auxilio a comunidade.