5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim auxilia a ABM na formação do Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar-CFSD BM

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 22, 2016 as 11:11 | Voltar

Coxim (MS) – O 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, enviou entre os dias 15 e 18 de fevereiro à cidade de Campo Grande o CB BM Luciclei, este com formação em cinotecnia, para compor uma equipe de instrução no Curso de Formação de Soldados.
caes 3
Os alunos possuem na grade curricular a matéria denominada Técnicas de Busca e Salvamento em Matas e Cerrados, sendo que durante sua formação uma das técnicas ensinada é o emprego de cães farejadores.
caes 2
As aulas tiveram início na ABM – Academia de Bombeiro Militar com uma abordagem teórica e demonstrativa acerca do emprego de cães no Corpo de Bombeiros e se estenderam durante a semana em oficinas práticas em uma região de mata no bairro Pioneiros.
caes 9
Vários temas foram abordados nas oficinas, dentre esses: a extração de latidos, que é o modo que o cão se manifesta ao encontrar uma vítima; técnicas de condicionamento canino, onde o cão passa a entender o mecanismo de busca; figuração; cone de odor humano; busca à múltiplas vítimas e vítimas abaixo, ao nível e acima do solo. Este último nível citado merecendo destaque na instrução, pois, alguns alunos se passavam por vítimas escondidas na copa das árvores simulando um paciente psiquiátrico que não queria ser encontrado, possibilitando aos alunos a observação de como as partículas de odor que a todo momento o corpo humano libera se manifestam com a ação do vento (mesmo uma simples brisa) formando o “cone de odor”. Nessa ocasião, tanto a cadela labradora Cindy quanto o Pastor Belga Duke mudaram totalmente seus comportamentos ao se aproximarem das árvores, identificando o odor humano nas imediações, confirmando a presença do odor e alertando seus condutores através dos latidos, mesmo sem visualizarem a vítima, demonstrando que “o olfato é sua principal visão” e que o cão é sem dúvidas uma grande ferramenta a serviço da vida.
caes
O quartel da cidade de Coxim é a única unidade do interior que possui cães em treinamento para busca de pessoas. Além da cadela Cindy, o 5º SGBM/IND também possui o labrador “Pow” que mesmo em formação, já auxiliou em duas ocorrências reais, realizando o descarte de área que é uma varredura em determinado local de modo a confirmar a não presença da vítima naquela localidade, liberando a equipe para continuar a busca em outras áreas.
caes 7

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.