Campo Grande (MS) – Ocorreram nesta semana, pelo 6º Grupamento Bombeiro Militar da capital, treinamentos de busca e resgate com cães em região de matas.
Desde o ano passado o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conta com cães de Busca e Resgate para auxiliarem nos trabalhos que envolvam vítimas perdidas em regiões de matas, soterradas ou presas em escombros.
O cão de resgate possui um olfato aguçado conseguindo captar o odor da vítima com facilidade. Segundo o Capitão Bombeiro Militar Fábio Pereira de Lima – coordenador do Serviço de Busca e Resgate com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul – “um cão em uma busca equivale ao trabalho de 30 (trinta) bombeiros.” enfatizando assim o potencial da utilização dos cães.
Atualmente a corporação possui dois cães prontos para o trabalho, sendo os cães: Duke da raça Pastor belga, na capital, e Cindy da raça labradora em Coxim.
Os objetivos dos treinamentos são para manter os cães aptos para o trabalho bem como prepará-los para as provas de certificação de cães de resgate (nacional e internacional). Provas que atestam a capacidade dos cães para encontrarem vítimas, obedecerem a comandos de voz e gestos e demonstração de destreza em uma pista de obstáculos.
Assim, os cães Duke e Cindy irão realizar a Prova de Certificação Internacional de Resgate no estado de Santa Catarina no final do mês de abril.