6º Grupamento Bombeiro Militar realiza treinamento de Busca e Resgate com Cães

Categoria: Geral | Publicado: sábado, março 4, 2017 as 22:37 | Voltar

Campo Grande (MS) – Ocorreram nesta semana, pelo 6º Grupamento Bombeiro Militar da capital, treinamentos de busca e resgate com cães em região de matas.

Desde o ano passado o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul conta com cães de Busca e Resgate para auxiliarem nos trabalhos que envolvam vítimas perdidas em regiões de matas, soterradas ou presas em escombros.

O cão de resgate possui um olfato aguçado conseguindo captar o odor da vítima com facilidade. Segundo o Capitão Bombeiro Militar Fábio Pereira de Lima - coordenador do Serviço de Busca e Resgate com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul - "um cão em uma busca equivale ao trabalho de 30 (trinta) bombeiros." enfatizando assim o potencial da utilização dos cães.

Atualmente a corporação possui dois cães prontos para o trabalho, sendo os cães: Duke da raça Pastor belga, na capital, e Cindy da raça labradora em Coxim.

Os objetivos dos treinamentos são para manter os cães aptos para o trabalho bem como prepará-los para as provas de certificação de cães de resgate (nacional e internacional). Provas que atestam a capacidade dos cães para encontrarem vítimas, obedecerem a comandos de voz e gestos e demonstração de destreza em uma pista de obstáculos.

Assim, os cães Duke e Cindy irão realizar a Prova de Certificação Internacional de Resgate no estado de Santa Catarina no final do mês de abril.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.