Campo grande (MS) – Na última semana, entre os dias 08 e 10 de julho, o 6º Grupamento de Bombeiros Militar realizou instrução de condução e operação da Autoescada Mecânica (AEM-02).
O objetivo da instrução foi o de capacitar praças do 6ºGBM sobre o conhecimento necessário para que possam conduzir e operar a nova autoescada, nos serviços operacionais que possa ser necessário o emprego deste equipamento.
Para a instrução, a Diretoria de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) disponibilizou o militar ST QPBM Flávio Aparecido João, militar treinado na sede da empresa Magirus, na cidade Ohms na Alemanha.
No primeiro dia, os militares receberam instruções sobre o painel de comando, sistema de patolação (estabilização), colocação dos acessórios na escada, maneabilidade na elevação e direcionamento da escada.
No segundo dia, a Autoescada Mecânica foi deslocada para um prédio para que os militares fizessem treinamento prático de subida e descida. Também receberam instrução sobre o sistema de emergência da elevação/recolhimento/direcionamento da escada e elevador.
Foi realizado treinamento desde o funcionamento da escada, patolação, equalização, equipagem dos acessórios (maca e canhão monitor), elevação até o prédio e desfazer a operação.
No último dia, no período matutino, ocorreu treinamento com o funcionamento da escada, patolação, equalização, equipagem dos acessórios (maca e canhão monitor), elevação, jogar água (com o apoio da viatura ABT, Auto Bomba Tanque) e desfazer a operação. No período vespertino foi realizada a condução da AEM-02 pelos militares que possuem habilitação compatível.
Autoescada Mecânica Magirus
Entrou em atividade no 6º GBM da Capital no ano corrente, sendo de grande relevância para o emprego operacional em ocorrências de combate a incêndio em edificações e salvamento de pessoas em locais elevados, substituindo a antiga Escada Mecânica (AEM-01) da corporação, fabricada na década de 70.
Contando com uma escada de 60 metros, a viatura tem o dobro do alcance da sua antecessora, sendo uma das mais modernas do mundo, fabricada pela empresa alemã Magirus, referência mundial na fabricação desse tipo de veículo e de outros equipamentos usados no combate a incêndios.
Foram também adquiridos pelo Governo do Estado mais duas viaturas do tipo Auto Bomba Tanque (ABT) que devido as particularidades da AEM e especificações técnicas exigidas pelo fabricante, são viaturas de maior potência em suas bombas de incêndios, que são de 1.000 GPM (galões por minutos). Cada uma dessas viaturas estão dispostas no trem de socorro da capital, sendo uma na área sul e uma na área norte.