Corumbá – (MS) Corumbá é a primeira cidade do Brasil a ter um Hospital Veterinário de Campanha. A unidade faz parte do Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre – Resgate+, do governo federal, que escolheu o município para o lançamento e implantação do programa.

A cerimônia, realizada no quartel do 3° Grupamento de Bombeiros Militar e contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro; ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; secretária de Biodiversidade, Beatriz Milliet; prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; diretora técnica da Petz e do Centro Veterinário Seres, Valéria Correa; secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; deputada federal Bia Cavassa; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Djan e autoridades civis e militares.

Instalado na Avenida Rio Branco, sede do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, o hospital tem como principal foco, tratar animais atingidos por incêndios no Pantanal e por atropelamentos na BR-262, em Mato Grosso do Sul. A unidade foi instalada por meio da parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo de Mato Grosso do Sul e a iniciativa privada (empresa Petz).

Os militares do 3º GBM nos últimos anos tem se destacado nas técnicas de resgates, contenção e manejo desses animais, uma vez que esse tipo de ocorrências tem se tornado frequente na área urbana das cidade de Corumbá e Ladário. O principal objetivo nas ocorrências de resgates a animais silvestres é garantir a segurança tanto dos bombeiros que realizarão o trabalho quanto dos animais, que são encaminhados para a reabilitação.
