Nos dias 01, 02 e 03 de agosto, aspirantes a oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de participar de visitas técnicas em duas indústrias do setor de papel e celulose do estado: as fábricas da Suzano em Ribas do Rio Pardo (em construção) e em Três Lagoas(em operação) e de MDF da GreenPlac, instalada em Água Clara.
De acordo com a Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) , essas visitas se mostraram cruciais para o aprimoramento da formação desses futuros líderes, proporcionando uma valiosa experiência no enfrentamento de desafios específicos da segurança contra incêndio e pânico desse setor industrial.
A cooperação técnica entre o Corpo de Bombeiros Militar e as empresas do setor de papel e celulose permitiu que os militares pudessem conhecer de perto os processos industriais, identificar possíveis riscos e aprender sobre as medidas preventivas e estratégias de combate a incêndios em ambientes industriais de grande porte e de prevenção, monitoramento e resposta a incêndios florestais em grandes plantações de eucaliptos.
O Diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Waldemir Moreira Júnior, que conduziu as visitas técnicas, destacou a importância delas na complementação da formação dos futuros oficiais da Corporação, enfatizando o compromisso em investir na capacitação contínua de seus integrantes para o enfrentamento eficiente de qualquer cenário adverso.
“As visitas técnicas ofereceram aos aspirantes uma oportunidade única de vivenciar situações reais e complexas, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em suas formações acadêmicas. A interação com profissionais experientes do setor e a troca de conhecimentos foram fatores enriquecedores para a construção de uma visão mais abrangente sobre a importância do trabalho dos bombeiros militares em ambientes industriais”.
Além disso, as visitas proporcionaram uma oportunidade de estreitar laços entre o Corpo de Bombeiros Militar e as indústrias locais, fomentando a cooperação mútua em prol da segurança industrial e da proteção do meio ambiente. Essa interação também pode abrir portas para futuras parcerias em projetos de prevenção de acidentes e treinamentos especializados.
Outro ponto positivo que cabe destaque é que esses setores da indústria em Mato Grosso do Sul tem adotado práticas de manejo sustentável, incluindo o plantio de florestas certificadas para a produção de matéria-prima. Essas florestas plantadas são fundamentais para garantir a disponibilidade de recursos de forma responsável e evitar o desmatamento de florestas nativas.
Desta forma, muitas empresas do setor têm implementado sistemas de monitoramento ambiental para garantir uma maior efetividade na prevenção aos riscos de incêndios florestais.




