Campo Grande (MS) – No dia 13, segunda-feira, o CBMMS enviou a 1º equipe especializada em busca e resgate com cães, composta por 3 militares e a cadela Laika, com o objetivo de atuarem na cidade Encantado no Rio Grande do Sul resgatando as vítimas de desabamento. A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permanecerão 10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

Vale destacar que o CBMMS tem investido constantemente na capacitação de seus militares, visando estar sempre preparado para atender a qualquer emergência, não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o território nacional.
Nesse contexto, a mesma equipe enviada para o município de Encantado participou, na semana anterior, entre os dias 6 e 9, da 1ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate em Cianorte (PR). O sargento Kalunga e a cadela Laika, que formam o binômio, participaram com o objetivo de certificar Laika para busca rural (restos mortais).

Após enfrentarem diversos desafios e provas, sargento Kalunga e cadela Laika,o binômio foi aprovado, garantindo a certificação.

O evento resultou na certificação de 13 binômios para atuarem em situações de desastre ou busca por odores específicos atuando nas situações de calamidade pública como no estado do Rio Grande do Sul
Além disso, o evento marcou a estreia do tenente-coronel Fábio Pereira de Lima, do CBMMS, como árbitro de provas de busca e resgate com cães. Sendo que neste ano, o militar conquistou a certificação de árbitro, tornando-se o primeiro do CBMMS nessa especialidade e atuando, inclusive, fora do estado do MS. Essa conquista reflete o compromisso da corporação em oferecer assistência técnica de qualidade não apenas aos sul-mato-grossenses, mas a todo o Brasil, em apoio às vítimas do Rio Grande do Sul.

A Certificação dos Cães de Busca e Resgate é o atestado do cumprimento de todas as etapas, seleção, manejo e treinamento dos animais, ofertando um produto de destaque ao CBMMS.
Essas iniciativas garantem uma maior capacidade de atuação em situações de calamidade pública, como a que está sendo enfrentada no Rio Grande do Sul, com mais cães disponíveis e permitindo, se necessário, um maior rodízio entre eles para as operações de busca e resgate.

CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!