Neste segundo semestre de 2024, diante dos incêndios florestais, o Governo Federal do Brasil, em conjunto com outras instituições públicas de segurança, especialmente o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), enviou uma missão humanitária para combater a propagação do fogo que avançava no território boliviano, próximo à fronteira com o Brasil. A operação, iniciada em 6 de setembro e término no final de outubro, foi coordenada em estreita colaboração com as autoridades bolivianas.
A Missão Internacional Humanitária Brasil-Bolívia foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A liderança da missão ficou a cargo de um especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A equipe foi composta por 37 bombeiros militares, pertencentes à Força Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

Os trabalhos da missão foram realizados por um período de 44 dias, com base no município de San Ignácio de Velasco.

A equipe atuou no combate a focos de incêndio na Comunidade Indígena Florida e na proteção do Parque Nacional Noel Kempff Mercado. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) teve o apoio do 1º Sargento Verediano Rafael Rodrigues Martins durante a operação.

A ação destaca o comprometimento do Brasil em colaborar com nações vizinhas na preservação ambiental e no combate a desastres naturais.
Acompanhe abaixo o cenário enfrentado pela Força Nacional:
Incêndio de copa, imagens da Força Nacional
O incêndio de copa é um tipo de incêndio florestal que ocorre nas copas das árvores, a partir de 1,80 m do solo. Esse fenômeno é caracterizado pela destruição total da folhagem, pela morte das árvores, pela rápida propagação, pela liberação de grandes quantidades de calor e pela dificuldade de combate.
Captação noturna do incêndio florestal por meio de drone com sensor térmico:
Assessoria de Comunicação
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!