Corumbá (MS) – Nesta quarta-feira (30), um evento realizado no município de Corumbá marcou a desmobilização da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na Operação Pantanal 2024. O ato aconteceu no 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (1º SGBM do 3º GBM).
Desde junho, a FNSP estava auxiliando nos trabalhos de combate aos incêndios florestais, permanecendo no Estado por mais de 120 dias e atuando em estreita colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), com ações focadas tanto no combate, quanto no monitoramento dos focos de incêndios que atingem o bioma Pantaneiro.
O evento de encerramento das atividades e ações da Força Nacional de Segurança Pública na Operação Pantanal contou com a presença do Subcomandante-Geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo, do Major Pimentel, do Exército Brasileiro (EB) e comandante da equipe da FN que atuou em Mato Grosso do Sul, e do Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Anderson Veras Marques.
O apoio e atuação da Força Nacional reforçam o trabalho estratégico de prevenção e de resposta aos focos de incêndio, além de simbolizar a união de esforços entre entes governamentais em prol do bem-comum e do ecossistema brasileiro.”
Subcomandante-Geral do CBMMS

No total, a Operação Pantanal 2024 contou com o apoio de 274 militares da Força Nacional de Segurança Pública, todos, bombeiros militares de diferentes estados do Brasil, que se revezaram durante as trocas de equipes. O grupo desmobilizado hoje era composto por 79 homens.
Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança é um Programa de Cooperação Federativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com sede em Brasília (DF), ela é composta por cerca de 1.300 profissionais da segurança pública e tem a finalidade de atender as demandas de serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança de pessoas e de patrimônio e atuando também em emergências e calamidades públicas.

Ao longo de sua história, a FNSP já participou de 393 operações, entre elas, a Operação Pantanal 2024, e deste total, outras 56 estão em andamento. Desde sua criação, há 20 anos, mais de 42.887 profissionais da área de Segurança Pública foram capacitados para atuar em diferentes situações, englobando policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos de diversos Estados da federação.
A FNSP é acionada em situações de distúrbio público em todo o país, mediante autorização do governador do estado. Sua atuação visa complementar as forças de segurança locais, geralmente a pedido das autoridades de cada estado ou cidade.
Na Operação Pantanal 2024, que completou 212 dias de ações estratégicas nesta quarta-feira (30), foram mobilizadas mais de 2.184 pessoas de diferentes forças de segurança desde abril até hoje. O efetivo trabalhou em várias regiões, incluindo:
- Fazenda Morro Maciel (Nabileque)
- Base avançada em Nhumirim
- Base avançada em Lourdes
- Forte de Coimbra
- Pousada Portal do Pantanal (Porto Manga)
- São Lourenço
- Redário
- Porto Murtinho
O empenho da Força Nacional no Pantanal é um exemplo do esforço conjunto em proteger um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil.
Assessoria de Comunicação
CBMMS- NÓS SOMOS POR VOCÊ!