Campo Grande (MS) – Após 72 dias do nascimento dos seis filhotes da cadela Laika, o último cachorro da ninhada foi oficialmente entregue à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sob a tutela do Sargento Edemar Luiz da Silva, do 30º Batalhão de Xanxerê (SC). O filhote Thor, filho da Laika e neto do cão aposentado do sargento, que também se chama Thor, simboliza uma forte conexão de parceria e ajuda mútua entre as instituições e as gerações de cães que desempenham um papel vital na segurança pública. Essa colaboração entre o CBMMS e a PMSC na área de cinotecnia possibilitou a vinda da cadela Laika, que atuou na busca e resgate de vítimas na catástrofe no Rio Grande do Sul.
Acompanhe abaixo o vídeo do Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, expressando seus sinceros agradecimentos ao Comandante-Geral da PMSC, Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa:
Crédito do vídeo: Tenente Isabela Ilka
O cão Thor passará por um rigoroso treinamento que pode durar até 18 meses, com o objetivo de capacitar o animal em diversas funções, incluindo a detecção de armas e drogas, policiamento K9, busca e captura, além de terapia assistida. “Estamos focados em garantir que, onde quer que um cão seja utilizado, o trabalho seja de excelência, atendendo a toda a sociedade de maneira eficaz”, afirmou o Sargento Edemar. Ele enfatizou que a busca pela genética ideal é essencial para a formação de cães de alta performance.
Confira o agradecimento do Sargento Edemar da PMSC ao CBMMS:
Crédito do vídeo: Tenente Isabela Ilka
Essa colaboração não se restringiu apenas à parceria entre as corporações públicas. A especialista em adestramento Eva Gonçalves também desempenhou um papel fundamental nesse processo. Desde o nascimento de Thor, em 23 de agosto, Eva dedicou-se ao manejo dos filhotes durante 72 dias, preparando-os para o futuro.

Crédito da foto: Tenente Isabela Ilka
Com uma vasta experiência, Eva já capacitou diversos cães que hoje desempenham funções essenciais em várias instituições de segurança pública, como o 14° Companhia da Polícia do Exército e a Polícia Rodoviária Federal. “Minha contribuição é fundamental para atender à crescente demanda por cães qualificados. Não basta apenas exigir ações do Estado; precisamos ser parceiros nesse processo”, enfatizou Eva, que atua na área há mais de 14 anos. Um dos destaques é a cadela Mali, entregue pela Eva ao Sargento Medeiros, que atua no salvamento e resgate, que foi entregue ao Corpo de Bombeiros Militar.

Da esquerda para a direita, cadela Laika e Maili – Crédito da foto Sargento Kalunga
Entre os cães que passaram pelo treinamento da senhora Eva, destacam-se Bolt, do 14° Cia Polícia do Exército; Axl, da PRF-MS (detecção de narcóticos); Cairo, Eros e o Benno, do Batalhão de Choque da PMMS (busca e captura) e seis cães atuando no presídio de Rondonópolis, em Mato Grosso (MT). Eva já disponibilizou para a àrea da segurança pública mais de 21 animais, visto que para o CBMMS foi a cadela Mali , treinada pelo binômio Sargento Viriato Medeiros, que realiza busca e resgate. Esses cães são exemplos do impacto positivo que a formação adequada pode ter nas operações de segurança pública.
O Sargento Kalunga, responsável pelo preparo dos filhotes, ressalta a importância do manejo adequado na formação de cães eficazes para operações. “O manejo de filhotes é fundamental para termos excelentes ferramentas no futuro”, afirmou Kalunga, referindo-se à continuidade do investimento em cães de busca e resgate pela corporação.
Acompanhe abaixo todo o trabalho desempenhado pelos militares do Canil do CBMMS aos filhotes da cadela Laika:
Crédito dos vídeos: Sargento Kalunga
Com a entrega de Thor, o 30º Batalhão da PMSC em Xanxerê se fortalece, ampliando suas capacidades operacionais. O Sargento Edemar, que já conta com o apoio de outros dois cães, agora assume a tutoria de Thor, que, ao lado de seus colegas, deve prestar serviço por aproximadamente nove anos. Essa parceria entre as instituições não apenas eleva os padrões de atuação das forças de segurança, mas também representa um compromisso com a segurança da população sul-mato-grossense.
A colaboração entre a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul demonstra que, por meio do trabalho conjunto e da troca de conhecimentos, é possível avançar na formação de equipes que garantam a segurança e o bem-estar da sociedade.

Crédito da foto: Tenente Isabela Ilka
Assessoria de Comunicação
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!