Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou, nesta quarta-feira (16), a entrega do Espadim Dom Pedro II aos 14 cadetes da Turma Aguará, a 5ª turma de Oficiais Combatentes da Academia de Bombeiros Militar (ABM).
A cerimônia foi realizada no pátio da ABM e reuniu militares, familiares e convidados dos cadetes. A entrega do espadim é uma tradição das academias militares e simboliza o ingresso dos alunos no curso de formação, além da honra, do compromisso e da dedicação ao serviço público.

O Espadim, uma espada em escala reduzida, é confeccionada em aço, ouro e marfim, o que significa também a conquista, a honra e a dignidade.
O orador da turma, cadete Oliveira, lembrou o simbolismo da entrega do espadim, destacando que para eles a arma significa o compromisso renovado com a missão de proteger vidas e patrimônios.
“O Espadim simboliza coragem, compromisso e responsabilidade, valores fundamentais que guiarão cada cadete até o término dessa desafiadora jornada. Servir transcende o mero compromisso. É um chamado profundo para salvar vidas. Este compromisso, vivido intensamente pelos cadetes e suas famílias, hoje é coroado pela entrega do espadim”, disse.

Já o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Frederico Reis Pouso Sala, falou da importância do momento para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros.
“A vida de cadete é apenas o início de uma grande e brilhante carreira. O que eles passam aqui na academia é exemplo do que eles enfrentarão no dia a dia bombeiro militar. Esse é um momento simbólico. Os senhores são o futuro da corporação. São nesses momentos que formamos os laços de irmandade, cumplicidade, entre nós, um só corpo, pensando em um só objetivo que é a sociedade Sul-Mato-Grossense. ”, disse o Comandante-Geral.

A Turma Aguará, nome escolhido em referência ao lobo-guará – animal símbolo de resistência, inteligência, força adaptável e espírito de grupo – representa a continuidade da excelência na formação de oficiais. Composta por 14 cadetes, a turma iniciou o curso de formação no dia 14 de outubro de 2024.
Com dois anos de duração, o curso de formação de oficiais combatentes tem grade curricular formada por matérias como História Bombeiro Militar, cálculo, combate a incêndio urbano e florestal, atendimento Pré-Hospitalar, salvamento em altura e salvamento terrestre, técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados, dentre outras, a maioria delas com instruções teóricas e práticas.
Durante a cerimônia, os cadetes prestaram o juramento de fidelidade à missão institucional e aos valores da corporação, sendo que a entrega do espadim foi realizada por padrinhos e madrinhas.

Fotos: Cabo Paulon
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!