Iniciativa fortalece parceria entre as duas instituições no combate aos incêndios no Pantanal.
Ladário (MS) – A cooperação entre instituições públicas tem sido fundamental para o enfrentamento aos incêndios florestais, principalmente no Pantanal. Reforçando essa integração, o Tenente Rodolfo Vagner Xaubet, médico do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), ministrou, na última terça-feira (19), uma importante instrução sobre “Intoxicações Inalatórias e Riscos à Saúde no Combate a Incêndios Florestais” aos militares do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha do Brasil, em Ladário-MS.
A capacitação, realizada na sede do batalhão, teve como objetivo preparar os militares da Marinha para atuarem como multiplicadores de conhecimento, ampliando o alcance da informação dentro da instituição. A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação da própria Marinha, que atua ativamente nas operações de resposta aos incêndios florestais na região pantaneira e reconhece a necessidade de qualificação contínua de seu efetivo quanto aos riscos à saúde desses combates.

Durante a instrução, foram abordados temas como efeitos da inalação de fumaça e gases tóxicos, a identificação precoce de sintomas, estratificação de riscos para eventos adversos, critérios para retirada de militares das operações e protocolos de tratamento médico. Dois médicos da Marinha participaram da capacitação, aprofundando o diálogo técnico entre as instituições.
Ao final da ação, Tenente Xaubet recebeu um certificado e uma medalha em reconhecimento ao ato colaborativo.

Ten. Xaubet recebendo o certificado e a medalha de agradecimento das mãos do Capitão de Fragata Danilo Lopes da Silva, comandante do Terceiro batalhão de operações ribeirinhas.
Na oportunidade, o médico do CBMMS destacou a importância estratégica da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de MS e a força naval, agradecendo a cessão de pontos de instrução e o apoio logístico com helicópteros para transporte e resgate, o que tem sido essencial em diversas missões, principalmente no Pantanal.
Tenente Xaubet integra a equipe da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA), do CBMMS, que atua também no transporte aeromédico de vítimas em todo o Estado. Recentemente, ele ministrou palestras sobre intoxicações inalatórias e cuidados com a saúde em Brasília, no 1º Simpósio de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, e em Fortaleza, durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom).
“Estamos aprofundando nossos conhecimentos sobre esse tema tão importante para garantir mais segurança e saúde aos nossos militares combatentes. Realizei pesquisas científicas e trabalhos de conclusão de cursos voltados a esse assunto. Isso coloca o CBMMS como referência em intoxicações inalatórias e cuidados com a saúde dos profissionais que atuam no combate aos incêndios florestais”, explicou.
Visita ao quartel de Corumbá
Após a instrução, o Xaubet visitou o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM), em Corumbá, onde se reuniu com o Comandante da unidade, Tenente-Coronel Pablo, e com o Tenente Edson Xavier.
Na ocasião, o comandante local ressaltou o impacto positivo das regulações aeromédicas realizadas pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e pela Diretoria de Saúde da Corporação. Segundo ele, isso permite maior agilidade no envio de equipes até as vítimas, com ou sem suporte avançado de vida, inclusive, possibilitando que parceiros como a Marinha assumam o atendimento de ocorrências com rapidez e segurança, em ocasiões em que o GOA já está em missão.
Esse modelo de atuação conjunta, com regulação prévia, tem reduzido o tempo de resposta às emergências e ampliado a capacidade operacional do 3º GBM, beneficiando diretamente a população da região.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!