Campo Grande (MS) – “Um sonho de muito tempo foi realizado.” A declaração do Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Coronel Frederico Reis Pouso Salas, marcou a entrega do primeiro ônibus interestadual à Corporação adquirido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A aquisição da nova viatura tem como objetivo oferecer conforto, segurança e suporte logístico aos militares empenhados no combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal Sul-mato-grossense.

Com motor de 360 cavalos de potência, o veículo possui alto desempenho para atender operações de longa distância, em terrenos variados e com carga elevada. Segundo o Tenente Douglas Laertes de Freitas, especialista em Engenharia Mecânica, essa potência garante robustez ao deslocamento e estabilidade, mesmo em situações extremas.

“Estamos falando de um motor preparado para superar adversidades operacionais sem comprometer a segurança da tropa ou o desempenho da missão”, explicou o especialista.
A viatura tem capacidade para transportar 44 militares, além dos 2 motoristas, e um bagageiro equivalente a 12 metros cúbicos, o que representa espaço suficiente para acomodar não só as bagagens dos militares como equipamentos e instrumentos de trabalho.

Geralmente, o peso das bagagens e objetos comuns aceitos pelos ônibus de viagem é de 30kg ou 300 decímetros cúbicos. Isso quer dizer que os 12 m³ representam aproximadamente 1.800 kg de carga. Ou seja, o bagageiro do ônibus consegue transportar 60 malas de 30 kg cada. O Tenente Lucas de Campos Saldanha, que também é especialista em Engenharia Mecânica, acrescenta que o veículo é o primeiro da frota com estrutura específica para operações de média e longa distância. “Esse volume de carga por pessoa garante que o militar possa embarcar todo o seu material com segurança e sem comprometer o espaço interno, o que é fundamental após semanas de combate em áreas remotas e de difícil acesso”, detalhou.
Sistema Integrado de áudio e vídeo e assentos em couro, reclináveis, com descanso para os pés.
Além do amplo espaço de armazenamento, o interior do ônibus conta com climatização dual zone – separada entre a cabine do motorista e a área dos passageiros –, sistema de áudio e vídeo, televisão, frigobar, portas USB individuais e banheiro. “Os militares passam mais de duas semanas em áreas críticas, sob condições intensas. Quando retornam, precisam de um ambiente que ofereça segurança e conforto. Essa viatura representa uma preocupação real do Governo do Estado e da Corporação com a saúde física e mental dos nossos profissionais”, completou o Tenente Saldanha.

Explicação técnica sobre o ônibus pelo representante da MarcoPolo . Da esquerda para a direita – Comandante-Geral, senhor Judson e Coronel Assis
Contribuindo para o conforto dos passageiros, as poltronas são em couro, reclináveis e com descanso para os pés, no estilo semi-leito. O representante da Marcopolo, empresa responsável pela fabricação do ônibus, Judson da Silva Arantes, explicou que o modelo foi desenvolvido especialmente para atender operações de longa duração. “É um veículo feito sob medida, com materiais duráveis, estrutura reforçada e ergonomia voltada para grandes deslocamentos. Está pronto para apoiar operações de mais de 500 quilômetros com eficiência”, afirmou.
A aquisição do ônibus foi viabilizada por meio de recurso federal, fruto de convênio firmado em 2019 voltado à proteção ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul, com foco em ações de combate a incêndios florestais. Segundo o Diretor de Apoio Logístico do CBMMS, Coronel Fábio Merá de Assis, o novo ATP (Auto Transporte de Pessoal) representa um reforço estratégico para a corporação. “Em cada ciclo de operação, sete equipes das Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) são deslocadas para o Pantanal, totalizando cerca de 30 militares a cada duas semanas. Até então, o transporte era realizado por micro-ônibus e viaturas que, além de pessoal, também levavam equipamentos, materiais e mantimentos. Com a incorporação do ATP, será possível separar o transporte de efetivo do transporte de carga, liberando viaturas para deslocamento dos materiais e atendimento a outras demandas. Isso amplia a capacidade de resposta e otimiza a logística das operações”, destaca o Coronel.
O Comandante-geral do CBMMS reforça que a inovação tecnológica e a valorização dos profissionais caminham juntas na instituição. E acrescenta que:

“O Corpo de Bombeiros Militar tem como missão atender a sociedade com excelência, mas também se preocupa com o bem-estar dos seus militares. Garantir um deslocamento seguro, com espaço adequado para equipamentos e livre de transtornos, é parte do nosso compromisso com quem atua na linha de frente.”
Crédito das fotos: Tenente Isabela
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos nós somos por você!