Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) recebeu, na última segunda-feira (15), a doação de purificadores de água que serão instalados nas bases avançadas da corporação localizadas em diferentes regiões do Pantanal. Os equipamentos foram entregues pelo movimento União BR, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC).
A iniciativa vai garantir água tratada não apenas para os bombeiros militares que atuam nas bases, mas também para a população ribeirinha que vive próxima a essas estruturas. Além do combate aos incêndios florestais, as bases têm desempenhado um papel fundamental no apoio às comunidades locais. Algumas delas, como a da Serra do Amolar, já funcionam de forma permanente, oferecendo auxílio emergencial aos moradores da região.

Os purificadores foram entregues pela secretária da SEC, Viviane Luiza da Silva, e pelo representante do União BR, Marcos Silva.
“Estamos fortalecendo mais uma vez a ação entre o União BR e o Governo do Estado, levando a garantia de direitos para as populações mais longínquas”, destacou a secretária.
Já Marcos Silva ressaltou a importância da iniciativa para comunidades que vivem em regiões isoladas. “As pessoas que estão nessas condições, principalmente ribeirinhos e indígenas, precisam de água potável. Esses equipamentos chegam em tempo de suprir uma necessidade essencial para garantir dignidade e cidadania”, explicou.
O comandante-geral do CBMMS destacou que os novos equipamentos irão reforçar a estrutura de atendimento no Pantanal. “Esses purificadores estão em deslocamento para equipar nossas bases avançadas e fornecer água de qualidade não só aos militares, mas também a toda a população ribeirinha que vive ao redor”, disse.
O Movimento União BR é uma organização brasileira e apartidária que atua como ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Criado em 2020, durante a pandemia de coronavírus, já apoiou mais de 30 milhões de pessoas e 4 mil ONGs em todo o país. Entre suas ações estão o fornecimento de equipamentos para hospitais, doação de equipamentos de proteção individual, entrega de alimentos e a construção do centro de reabilitação pós-Covid na América Latina.
Nos últimos anos, o movimento ampliou sua atuação para emergências nacionais e internacionais, incluindo apoio à preservação da flora e fauna do Pantanal e da Amazônia, envio de refeições para refugiados na Polônia e Romênia e doações de itens hospitalares para a Ucrânia. Já prestou ajuda humanitária também a países como Espanha, Chile, Bolívia e Paraguai, além de compartilhar boas práticas e ferramentas de mobilização.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!