Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) comemorou, nesta quinta-feira (25), seus 55 anos de criação. A solenidade em homenagem à data foi realizada no 1º Grupamento de Bombeiros Militar, primeira unidade da Corporação, inaugurada em 25 de setembro de 1970, na Avenida Costa e Silva, em Campo Grande. O local abriga parte importante da memória da instituição, que se confunde com a própria história de dedicação e serviço aos sul-mato-grossenses.
A cerimônia contou com a presença da Comandante-Geral, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, do Subcomandante-Geral, Coronel Adriano Noleto Rampazo, além de outras autoridades civis e militares. Também participaram familiares dos homenageados, reforçando o caráter de tradição e continuidade da instituição.
O evento foi marcado por homenagens a militares da ativa, da reserva e ex-comandantes da unidade, bem como a civis e voluntários que colaboram com os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Entre os destaques estiveram os tutores dos cães que integram o projeto “Cão Herói, Cão Amigo”.
Um momento importante foi a homenagem prestada à Regina Célia de Jesus Pouso Salas, esposa do Coronel José Reis Pouso Salas (in memoriam), ex-comandante-geral do CBMMS, e à Neiva Cristina Barbosa dos Santos de Figueiredo, esposa do Coronel Alexandre Pantaleão Ormondes de Figueiredo (in memoriam), ex-comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar.
Em seu discurso, o Comandante-Geral destacou a trajetória de conquistas da Corporação e a importância da união de esforços para fortalecer o atendimento à população.
“Hoje é o nosso aniversário. Estamos comemorando os 55 anos da nossa corporação, que se confunde com os 55 anos deste quartel. É uma data de muita relevância, com um significado institucional muito forte. Agradeço a todos os coronéis da reserva, coronéis da ativa que fazem a diferença na nossa corporação, às praças, que dia a dia cumprem o objetivo do Corpo de Bombeiros, que é proteger vidas e patrimônios, e a todos aqueles que colaboram com a nossa instituição. Em nome da Tenente-Coronel Helena, agradeço ainda todas as mulheres que se fazem presentes no dia a dia do Corpo de Bombeiros. Esse é um momento para agradecer. Todos esperamos que o futuro desta corporação seja grandioso como os homens que aqui passaram. Temos um futuro brilhante pela frente”, disse o comandante.
Ele destacou também um avanço importante em 2025, que foi a criação da Fundação Bombeiros do Pantanal, entidade que vai fortalecer o apoio institucional ao CBMMS, auxiliando com a promoção de projetos, especialização da tropa, apoio geral ao efetivo e outras melhorias.
Avanços e modernização
Desde a sua criação, em 1970, o CBMMS vem ampliando sua estrutura e especializações, garantindo respostas cada vez mais rápidas e eficientes à população do Estado. Atualmente, a Corporação está presente em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, com profissionais capacitados em áreas como combate a incêndios florestais, combate a incêndio urbano, salvamento veicular, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, intervenção em crises de suicídio e emergências psiquiátricas, motossocorro, operações aéreas, mergulho e muitas outras.
Na capital, a atuação é reforçada pela Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA), onde atuam oficiais médicos para atendimento a ocorrências de maior complexidade. Outro avanço foi a incorporação de oficiais especialistas em áreas estratégicas, como engenharia mecânica, engenharia ambiental, tecnologia da informação, medicina e educação física, ampliando a capacidade técnica da instituição.
Em 2024, a Corporação formou 169 novos soldados e 14 oficiais especialistas. Além disso, duas turmas e oficiais combatentes, totalizando 25 cadetes, estão em formação na Academia de Bombeiros Militar.
Este ano, o CBMMS abriu pela primeira vez processo seletivo para inclusão de 240 praças e 10 oficiais temporários, iniciativa voltada a reforçar o efetivo e agilizar os atendimentos prestados às pessoas.
Com investimento do Governo do Estado, a Corporação reforçou também sua frota de unidades de resgate. São 10 novos veículos que em breve começam a operar no Estado, além de um ônibus recém-entregue e que está sendo utilizado para o transporte da tropa.
Assessoria de Comunicação
Há 55 anos, nós somos por você!