Campo Grande (MS) – A soldado Polyana Wruck, de 30 anos, tornou-se a primeira mulher do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) a concluir o Curso de Salvamento em Altura (CSALT), um marco histórico registrado na Corporação.
A formatura ocorreu na última sexta-feira (17), durante solenidade realizada na Escola Superior de Bombeiros (ESB), em São Paulo, onde Polyana realizou o curso. Na ocasião, na presença de familiares e amigos, ela recebeu o certificado e o brevê que simbolizam sua conquista e a colocam entre os profissionais habilitados para atuar em ocorrências complexas que envolvem grandes alturas e riscos elevados.

O curso teve duração de 47 dias, reunindo 20 bombeiros militares. Polyana foi a única mulher e a única representante de fora de São Paulo, o que torna sua participação ainda mais significativa.
Integrante da turma de soldados formada em 2024 pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), a militar descobriu a vocação para o salvamento em altura ainda durante as instruções da disciplina na formação inicial. Desde então, passou a investir intensamente em aprimoramento e preparação, que se estenderam por mais de oito meses de treinamentos até a aprovação e conclusão da especialização.
Segundo ela, o curso exigiu preparo técnico, físico e mental e é apenas o primeiro dos muitos que deseja fazer.

“Esse brevê representa muito mais do que uma capacitação. Em cada etapa, carreguei o nome da minha corporação com orgulho. Foram dias de superação física, técnica e emocional. Apesar dos desafios, encontrei companheirismo, respeito e apoio entre os colegas de curso”, destacou Polyana.
Sobre o pioneirismo feminino, ela afirma que a conquista traz uma grande responsabilidade. “Entre 20 militares, eu era a única mulher. Isso, por si só, já carrega um peso simbólico enorme. Tenho plena consciência do impacto dessa conquista na trajetória de outras mulheres que também sonham em ocupar esses espaços. É um orgulho poder mostrar que nós também podemos chegar lá”, afirmou.

“É um orgulho poder mostrar que nós também podemos chegar lá.”
Para o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, a especialização da militar é um marco importante na trejetória das mulheres dentro da Corporação, destacando que isso garante um atendimento ainda mais humanizado às vítimas do sexo feminino atendidas durante as ocorrências de salvamento em altura.
“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul se orgulha das mulheres que fazem parte da nossa Corporação e que vêm conquistando espaço em diferentes áreas, como salvamento aquático, salvamento veicular, combate a incêndios florestais, entre outras. Faltava uma profissional habilitada em salvamento em altura, e a soldado Polyana se identificou com a área, passou por um processo de seleção em que ela era a única mulher entre outros bombeiros militares, foi selecionada e se propôs a realizar o curso. Essa vitória é um exemplo para todas as nossas bombeiras militares. Além disso, contar com uma mulher especializada nessa área é fundamental para o atendimento a ocorrências que envolvem vítimas do sexo feminino em locais elevados, reforçando a sensibilidade e o profissionalismo do nosso atendimento”, disse.

Fotos: Filipe Barrientos
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!