Campo Grande MS – Desde o dia 19 de agosto, a Unidade de Resgate do 1ºGBM, Quartel Costa e Silva , foi escolhida pela Diretoria Apoio Logístico (DAL) para testar o Desfibrilador Externo Automático (DEA) Philips Heartstar FRx. O DEA em teste é dotado de tecnologia SMART Biphasic onde a forma da onda é otimizada para cada paciente onde a energia continua sendo a mesma porém o pico da corrente depende da impedância de cada paciente garantindo sucesso no tratamento.
O DEA Philips Heartstar FRx tem características ideais para atividade Bombeiro militar pois é robusto, resistente, a prova d’agua, a prova de poeira, suporta temperaturas de até 50ºC, resiste impacto de 1 (um) metro em concreto, suporta pressão de até 225Kg sobre o equipamento e padrão militar de vibração e impacto.

O aparelho fornece todos os auxílios que são característicos dos DEA’s e ainda possui dispositivo onde as pás adultas podem ser utilizadas em pacientes pediátricos, tudo isso graças a Chave Pediátrica que reduz a carga para 50j e redireciona todo atendimento, auxílio por voz e sonoro para o protocolo AHA para o público pediátrico. Essa possibilidade pode gerar uma economia pois não necessita da aquisição de pás pediátricas.

Outra tecnologia proporcionada pelo DEA Philips Heartstar FRx e a Quick Shock, habilidade de entregar um choque em menos de 10 segundos após a pausa da compressão (outros equipamentos do mercado demoram 13 a 27segundos para entregar o choque) e por fim tem a possibilidade de transmissão de dados para o computador via infravermelho.
Equipamento foi deixado para teste no 1ºGBM pelo representante dos desfibriladores de APH da Philips pela SOSSUL, Enfº Me André Luiz Hoffmann, que também é professor acadêmico dos cursos de enfermagem e fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá e também coordenador da pós graduação de Urgência e Emergência da Faculdade Inspirar. Com sua experiência acadêmica e vivência operacional trouxe a proposta para o CBMMS de testar o material visando melhorar a qualidade do atendimento e gerar economia nas contas da corporação referente à aquisição de eletrodos médio e longo prazo.