Campo Grande (MS) – A data de 02 de março de 2020 ficará marcada na história da Corporação como sendo o dia da chegada da primeira Auto Escada Mecânica do Estado do Mato Grosso do Sul. A Auto Escada Mecânica anterior era de 1970, da época do então Mato Grosso.
A nova Auto Escada Mecânica é equipada com uma escada de 60 metros de altura, o dobro da escada anterior, e possui diversos equipamentos complementares que a colocam como uma das Escadas Mecânicas mais modernas do mundo. Como por exemplo, possui um elevador de resgate com cesto e maca de resgate, que comporta até 3 pessoas, além de sistemas de iluminação, ventilação por pressão positiva e sistema de proteção respiratória individual para até 3 Bombeiros Militares. Possui também um canhão monitor, que possibilita o combate a incêndio remotamente, sem necessitar a presença de um Bombeiro Militar no topo da escada.
Os técnicos da empresa fabricante da viatura, “MAGIRUS”, estão em Campo Grande – MS, onde farão uma entrega técnica e testes de fábrica, onde posteriormente serão capacitados 5 (cinco) Bombeiros Militares para a realização de manutenção de 1º escalão e pequenos reparos, e também, 10 (dez) Bombeiros Militares serão treinados e capacitados para a condução e operação da nova viatura.
A nova autoescada mecânica de 1,5 milhão de euros foi adquirida na gestão do Senhor Governador Reinaldo Azambuja, através de uma licitação internacional e atende uma reivindicação antiga da corporação.
“Era uma reinvindicação antiga, feita para governos anteriores. É uma aquisição importante para Campo Grande porque é um equipamento que vai reforçar a capacidade de salvamento e combate a incêndio em alturas elevadas. Estamos melhorando a nossa capacidade de salvamento”, explicou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel BM Joilson do Amaral.
Além da Auto Escada Mecânica, foram adquiridas também duas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) fins de atender as especificações técnicas da nova viatura. Assim, os novos ABT´s possuem uma capacidade de armazenamento de 5.000 litros de água e o seu maior diferencial, que é uma bomba de incêndio de 1.000 GPM.