Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou no último domingo (27) mais uma edição do “Tocou a Sirene”, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.
O evento encerra as ações do Abril Azul – mês de conscientização sobre o autismo – e é voltado à inclusão e ao fortalecimento dos laços com a comunidade. O principal objetivo foi proporcionar momentos de interação e acolhimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições específicas de saúde.
Este ano, o “Tocou a Sirene” reuniu cerca de 700 crianças e foi realizado em uma parte do estacionamento e da galeria comercial interna do shopping, das 11h às 17h. Para isso, a equipe do CBMMS montou uma estrutura especial e contou com apoio de bombeiros militares, cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Bombeiros (ABM) e voluntários de diversas entidades parceiras.

Durante a programação, as crianças puderam participar de atividades de tirolesa, conhecer de perto viaturas operacionais, interagir com os militares, participar de atividades lúdicas dentro do shopping e receber orientações de maneira adaptada e inclusiva.
Oficinas de mesa foram organizadas pela equipe coordenada pela psicóloga Kátia Saldanha Marques (especialista em ABA aplicada ao autismo e transtorno do desenvolvimento pela UFSCAR, mestre em psicologia pela UFMS), oferecendo atividades de interação, desenvolvimento motor e recreação.
Outra atração foi a pista para incentivo de práticas de educação física, psicomotricidade e uma roda de capoeira organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), além do circuito com cordas para a prática de transposição de obstáculos, estimulando equilíbrio e aventuras.
A equipe do projeto Cão Herói, Cão Amigo também marcou presença na ação e encantou os participantes dentro e foram do shopping Bosque dos Ipês.

O “Tocou a Sirene” proporciona um ambiente controlado e acolhedor, respeitando a sensibilidade sensorial das crianças, característica comum de quem apresenta o espectro autista.
Para Tânia Rodovalho, que fez questão de levar a filha para participar da ação, a iniciativa do CBMMS garante uma oportunidade única para as crianças com TEA.
“Ela adora o Corpo de Bombeiros. Eu fiquei muito feliz em poder trazê-la nesse evento e ela ficou mais feliz ainda. É bom saber que as pessoas com autismo têm importância e é bom para eles se sentirem acolhidos também”, relatou.

O Tenente Max Tosta, um dos organizadores da ação, destacou que, além do “Tocou a Sirene”, a Corporação realiza durante todo o ano diversas outras ações voltadas à conscientização sobre o autismo.
“Essas iniciativas acontecem continuamente. Mas, este ano, durante o Abril Azul, o Corpo de Bombeiros Militar organizou e foi parceiro em diversas ações que levaram conhecimento e sensibilização sobre as variáveis necessárias a serem observadas nos atendimentos a pessoas com TEA. Estivemos em escolas, comunidades de povos originários e municípios de todas as regiões do Estado. O Tocou a Sirene, especificamente, reforça o compromisso da nossa Corporação em acolher todos os grupos e ofertar o melhor atendimento à sociedade sul-mato-grossense. Durante as seis horas de evento, tivemos mais de mil pessoas interagindo com o CBMMS. Essa também é uma oportunidade de mostrar à sociedade que continuamos sempre empenhados na missão de salvar vidas”, explicou.
Foram parceiros na realização do evento a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Clínica InterABA, Shopping Bosque dos Ipês e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Fotos: Cabo Paulon
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!