Na manhã desta segunda-feira (14), a Academia de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deu início ao V Curso de Formação de Oficiais (CFO), que conta com 15 novos alunos. Os cadetes foram recebidos pela equipe de instrutores e pelo comandante da unidade, Tenente-Coronel André Vitório Munhoz Rosa de Oliveira, que ministrou a aula inaugural à turma.
Essa é a segunda turma de oficiais combatentes iniciada em 2024 e a quarta turma de novos militares convocada esse ano, totalizando com isso, mais de 240 novos bombeiros que ingressaram na Corporação nos últimos seis meses.
Em janeiro a academia já havia iniciado a formação de uma turma de mais de 200 soldados, 10 cadetes e 14 oficiais especialistas, sendo que estes últimos já concluíram o curso e agora prestam serviços em suas áreas de atuação.
De acordo com o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, a nova turma chega em um importante momento e o principal objetivo é reforçar os trabalhos, sobre tudo, de combate aos incêndios florestais.
“O Corpo de Bombeiros recebe hoje o reforço de novos cadetes e eu fico muito feliz por isso, em ver nossa Corporação crescendo e se fortalecendo. Hoje temos desafios significativo no trabalho que desempenhamos, sendo que o principal deles, sem dúvidas, é o combate aos incêndios florestais, o que demanda do Corpo de Bombeiros e do Estado uma estrutura grande, com um efetivo capacitado. E é isso que a ABM faz, capacita esses militares, desenvolve as habilidades e aprimora os conhecimentos teóricos e práticos essenciais ao trabalho bombeiro militar, deixando-os em condições de prestar um serviço de qualidade para nossa população. Agradeço ao Governo do Estado, que atendeu essa demanda e convocou esses 15 novos militares que são muito bem-vindos ao Corpo de Bombeiros e que certamente farão a diferença”, destacou o comandante.
O Curso de Formação de Oficiais tem duração de dois anos e durante esse período os novos cadetes serão submetidos às atividades práticas específicas da carreira militar, além de participar das aulas teóricas. O curso conta com matérias como salvamento aquático, salvamento em altura, busca em matas e cerrados, combate a incêndio urbano e incêndio florestal, direito penal militar, ordem unida e salvamento veicular, entre outras. Todas as aulas são ministradas por instrutores capacitados e experientes.
Os alunos que integram o V CFO foram selecionados por meio de concurso público realizado em 2023 e, além da prova escrita, passaram por avaliação psicológica, exame de saúde, teste de aptidão física e investigação social.
A formação é um passo essencial para garantir que os novos oficiais estejam prontos para atuar em situações críticas, sempre buscando a segurança da população e a proteção do meio ambiente.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!
