Campo Grande (MS) – A Seção de Comunicação Social do CBMMS, por meio de sua banda de música, deu início nesta sexta-feira (9) ao projeto “Música nos Hospitais com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar”, com apresentações em comemoração aos 46 anos do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.
Na solenidade, foi inaugurado o “Bosque da Saudade”, onde foram foram plantadas nove árvores em homenagem aos nove profissionais da saúde que perderam suas vidas para a Covid-19.
Música nos Hospitais com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar trata-se de um projeto voltado a pacientes e profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e funcionários, pacientes idosos, jovens e crianças.
Tal público encontra-se hoje, em razão da pandemia, num momento delicado. Vão na contramão do distanciamento social e trabalham em ambientes que os expõem a altos riscos de contaminação da Covid-19. Combatem algo altamente transmissível, invisível, redobrando a carga de estresse.
É natural, portanto, que estes profissionais estejam sob pressão, ansiosos, irritados e, muitos deles, depressivos. Estão cansados mentalmente e fisicamente. Já os pacientes não têm a certeza de que ficarão curados, sentem o impacto da solidão e da desesperança.
Nesse contexto, o projeto Música nos Hospitais com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar busca proporcionar, a esse público dos hospitais, momentos de conforto e afeto em sua rotina, melhorando a qualidade de vida, como uma ação a mais nos processos de humanização.
“A missão dos militares músicos não deve ficar restrita apenas aos quartéis: a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar deve estar presente, também, nas ruas, nas escolas, nos hospitais, nos asilos, nos presídios e noutras entidades, levando às pessoas os benefícios da boa música. Com isso, os bombeiros militares acabam por participar também da cultura musical do povo sul mato-grossense”, finaliza o Coronel Hugo Djan Leite, Comandante-Geral da Corporação.