Nesta quinta-feira (1) o Governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, devolveu para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a bandeira do estado gaúcho encontrada por militares sul-mato-grossenses que atuaram nos trabalhos de resgate às vítimas das enchentes que atingiram a região sul.
Em visita à Mato Grosso do Sul para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), realizada em Campo Grande, o governador gaúcho se emocionou ao receber a bandeira e ouvir a mensagem lida por Eduardo Riedel.
“O povo de Mato Grosso do Sul expressa sua solidariedade, amizade e respeito ao Rio Grande do Sul, que através dos militares do Corpo de Bombeiros de MS resgatou dos escombros do maior desastre climático da nossa história a bandeira do Rio Grande, devolvendo-a, agora, em sua honrosa integridade, às mãos dos nossos irmãos gaúchos”, diz a mensagem lida pelo governador Riedel e que acompanha a bandeira.
Em resposta ao ato simbólico, Leite agradeceu ao Estado e os militares. “Hoje, no encontro do Codesul, o governador Riedel, gentilmente, generosamente, faz um gesto com a entrega desta bandeira que foi resgatada pela equipe do Mato Grosso do Sul que esteve lá conosco, no Rio Grande do Sul. Eu tenho certeza que eu falo em nome do povo gaúcho aqui ao Riedel e a todo o povo sul-mato-grossense. Muito, muito obrigado pelo carinho pelo nosso Rio Grande e por toda essa dedicação. Obrigado, Capitão! ” Disse ele, agradecendo a um dos militares que participou da operação.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de MS, Coronel Frederico, explicou que a entrega da bandeira representa não apenas esforço conjunto dos estados brasileiros em momentos de crise, mas também a importância de preservar e respeitar os símbolos que representam a identidade e a história de um povo, e destacou a atuação dos militares sul-mato-grossenses.
“O trabalho do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul no atendimento às vítimas do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul foi um exemplo de dedicação total e solidariedade. A equipe se empenhou com coragem e compromisso, enfrentando condições adversas para salvar vidas e prestar assistência às comunidades afetadas. Um momento particularmente marcante para todos foi a descoberta da bandeira do Rio Grande do Sul nas águas turbulentas. Encontrar a bandeira foi um símbolo de esperança e resiliência, inspirando tanto os bombeiros quanto os moradores locais” destacou o Comandante da Corporação.
A recuperação da bandeira gaúcha, encontrada em meio às águas da enchente, foi registrada em vídeo pelos bombeiros de MS. Representando a equipe durante a cerimônia de hoje, Capitão Eduardo Tracz relembrou a ação.
“No primeiro dia da operação, após fazer a distribuição de cestas básicas e água, estávamos retornando para a base e nos deparamos com a cena. Chegamos a pensar que fosse uma vítima. Fui chegando perto e falei ‘é uma bandeira. Vamos guardar porque essa é uma recordação sem tamanho’. Jamais imaginei que teria a honra de devolver essa bandeira, na pessoa do nosso governador, para quem ela pertence de fato e de direito, que é o governador do Rio Grande do Sul, que representa toda a população do estado. Foi bastante emocionante. No dia que fizemos o resgate, os militares de lá falaram que isso representava tirar o estado, todo o povo gaúcho, de dentro da água, hasteando essa bandeira novamente e mostrando toda a força desse povo”, relatou.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!
Fotos: Saul Schramm

