Bombeiro Militar em Três Lagoas e PAM realizam I Seminário de Prevenção e Resposta à Emergência em nível nacional

Categoria: Geral | Publicado: domingo, julho 2, 2017 as 23:03 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Três Lagoas, juntamente com o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), realizará, nos dias 5 e 6 de junho de 2017, o 1º Seminário de Prevenção e Resposta à Emergência em nível nacional, destinado aos representantes das entidades públicas ligadas à segurança pública, meio ambiente e órgãos de respostas a emergências; empresas privadas; autoridades locais, estaduais e Federação das Indústrias de MS.

A abertura do evento já tem presença confirmada do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Sr José Carlos Barbosa, e demais autoridades estaduais e municipais.

O Seminário terá como tema: Prevenção e Atendimento à Emergência Química. Os cursos e palestras a serem realizados estão relacionados na programação a seguir:

DIA 05 DE JULHO DE 2017

11h00min: Credenciamento/ intervalo. 13h00min: Plano de Gerenciamento de Riscos. Novas tecnologias em equipamentos de segurança para emergências. 15h00min: Experiência do Estado de São Paulo na prevenção e atendimento de emergências químicas. Radioproteção.

DIA 06 DE JULHO DE 2017

08H30min: Credencia-mento. 09h00min: Recursos para atendimento de emergência química. O papel do P2R2 e da Defesa Civil no atendimento e prevenção de emergência química. 11h00min: Intervalo. 13h00min: Experiência real de acionamento do PAM. Evolução do atendimento de emergência química no Estado de Mato Grosso do Sul. 15h00min: Encontro de PAMs do Estado de Mato Grosso do Sul. 17h00min: Encerramento.

Palestrantes convidados:

ISABEL CARRASCO. Física formada pela UFRJ. MBA em Ciências Contábeis e Gestão Ambiental (Master in Business of Environmental – BEM. Supervisora de Radioproteção em Medidores Nucleares (MN-0155), Transporte de Produtos Radioativos (TR-018) e Minero-Indústria (MI-006). Membro da Latin America Quality Institute (LAQI). Diretora da Ambientis Radioproteção desde 1995.

CLEITON CUNHA BARBOSA. Engenheiro de Automação e Controle com Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Engenharia de Produtos e Serviços pela USP. Membro da Comissão de Estudo Especial – CEE – 133 – Capacete de Segurança – Para combate a incêndio. Gerente de Produto para equipamentos de Bombeiros – MSA do Brasil.

EDSON HADDAD. Químico do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB, trabalha há 34 anos com prevenção, preparação e resposta a emergências químicas. É Membro da Comissão Nacional e Estadual do Programa P2R2 – Prevenção, preparação e respostas rápidas a emergências com produtos químicos perigosos. É consultor e colunista da Revista Emergência. É autor do Livro Atendimento a Emergências Químicas da CETESB.

EVANDRO TRACHTA E SILVA. Consul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul. Doutor em parasitologia pela Universidade Brno República Tcheca. Diretor da Brasil CZ produtos Científicos.

FÁBIO SANTOS CATARINELLI. Major QOBM do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Formado em Engenharia de Incêndio. Pós Graduado em Gestão Pública. Presidente do Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal. Presidente da CE P2R2/MS atual Coordenador Adjunto do CEDEC/MS.

LUIDSON BORGES TENÓRIO NOLETO. Major QOBM do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul. Bacharel em Segurança Pública. Foi Coordenador da Defesa Civil e Secretário de Segurança Pública de Campo Grande/MS. Atua há 10 anos no atendimento de emergências.

MARCOS PORTELA. Msc Engenheiro de materiais na modalidade química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Análise e Gerenciamento de Riscos. Especialista em Segurança do Trabalho e em Riscos Ambientais. Consultor em risco ambiental, de processos, saúde e segurança do trabalho.

“O PAM é uma ferramenta importantíssima para a realidade industrial que Três Lagoas e região vivem hoje. E o seminário vem melhorar a capacidade dos seus membros, principalmente do Corpo de Bombeiros Militar, em relação à prevenção e respostas à emergências, principalmente com produtos químicos”, afirma o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar.

http://www.pamtreslagoas.com.br

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.