Bombeiro Militar em Três Lagoas participa de reunião com concessionária de energia

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, janeiro 25, 2018 as 06:42 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) participou, na tarde desta terça-feira (23), de reunião do Sistema de Operações em Situação de Emergência (SOSEm).

O evento foi realizado pela CTG Brasil, concessionária de energia responsável pela gestão da Hidrelétrica de Jupiá. Usina esta que está localizada no Rio Paraná, entre as cidades de Andradina, Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) foi concluída em 1974, com capacidade instalada de 1.551,2 Megawatt (Mw), tem 5.495 m de comprimento na sua barragem e 330 km2 de reservatório. Dispõe, ainda, de eclusa, que possibilita a navegação e a integração hidroviária entre os rios Paraná e Tietê. Já o Sistema de Operação em Situação de Emergências (SOSEm) foi elaborado e implantado pela CESP (Companhia Energética de São Paulo), que operou a Hidrelétrica de Jupiá por 47 anos.

O SOSEm consta de um conjunto de normas e procedimentos de operação e manutenção, envolvendo aspectos técnicos, organizacionais e administrativos. Seu objetivo é garantir a máxima segurança da operação hidráulica dos seus reservatórios, baseando-se em princípios básicos de operação.

Na reunião, profissionais da companhia CTG Brasil abordaram temas técnico-operacionais sobre o funcionamento do sistema elétrico brasileiro, com foco na operação das usinas e reservatórios da região e em cenários previstos para as condições climáticas da região. Neste aspecto, foram elencados vários assuntos relacionados a períodos de cheias, secas e funcionamento de uma usina hidrelétrica em um período de emergência.

Além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar e da concessionária de energia, participaram também da reunião membros da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Secretarias do Município de Três Lagoas, Aeroporto Municipal de Três Lagoas e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.