A equipe de trabalho encarregada de elaborar a primeira Política Nacional de Inteligência de Segurança Pública (PNISP), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), contou com a participação de um oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O oficial, Tenente-Coronel QOBM Antônio Cézar Pereira da Silva, Chefe da 2ª Seção do Estado Maior Geral, responsável pela área de inteligência da Corporação, foi indicado pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), sendo o único representante da Segurança Pública do Estado do Mato Grosso do Sul.
A reunião da equipe de trabalho aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), nos dias 17 a 22 de novembro último, contando com a presença de profissionais de inteligência de vários estados. Em conjunto, os participantes traçaram conceitos, objetivos e diretrizes para a atividade de Inteligência de Segurança Pública (ISP), que servirão como orientação para todas as agências de ISP em nível nacional.
A elaboração da PNISP é considerada um marco para a atividade de ISP, uma vez que a partir dela serão desenvolvidos os demais documentos responsáveis por regular o desempenho desta atividade: Estratégia Nacional de ISP (Enisp); Doutrina Nacional de ISP (DNISP) e Plano Nacional de ISP (Planisp).
Para o Corpo de Bombeiros Militar de MS, a presença de um representante no evento foi de grande importância, na medida em que puderam ser levadas em consideração, na elaboração da Política Nacional, as necessidades da instituição e demais órgãos de Segurança Pública do MS, relativas ao perfeito e efetivo desempenho da atividade de ISP, representando um grande avanço para o estado e para os profissionais de inteligência de segurança pública.
Essas atividades incluem aquelas relativas à ligação entre organizações criminosas e crimes transfronteiriços, além de outros temas, como a proteção da atividade de ISP, em especial de seus agentes em todos os sentidos.