Campo Grande (MS) – O soldado bombeiro militar Vinícius de Lima Alegre (30 anos), lotado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e atuando na função de atendente 193, recebeu uma solicitação pelo telefone de emergência no dia 17/03/2022, às 5h40min.
Na ligação, um homem relatava que sua sogra, gestante do 6º filho, estaria em trabalho de parto. Segundo relatos, a “bolsa” já teria estourado e o bebê havia nascido. Porém, em segundos a história tomou um rumo inesperado. A filha mais velha da parturiente, assumiu a ligação do marido e em desespero relatou que o bebê não havia saído completamente, que só saiu a cabeça da criança, que ela estava “roxinha” e não respirava.
Enquanto coletava os dados da emergência para encaminhá-los ao militar responsável pelo despacho da viatura para atendimento, o atendente 193 tentava acalmar a solicitante, a fim de passar os procedimentos de primeiros socorros que deveriam ser executados.
Foi então, com muita calma e técnica, que o Soldado Alegre repassou os procedimentos que deveriam ser executados para auxiliar a mãe, bem como nos procedimentos de desobstrução das vias aéreas da criança, pois a jovem ao telefone relatava que havia muita secreção e o bebê não respirava.
Foram 9 minutos de muita angústia e tensão. A ligação terminou com um choro de bebê ouvido ao fundo do telefonema, um sinal que a criança estava respirando. Em seguida, uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local e transportou mãe e recém-nascido para atendimento médico na maternidade.
O Soldado Alegre ingressou no Corpo de Bombeiros Militar no ano de 2015. É casado e pai de dois filhos. Alegre é fruto de um projeto social chamado “Bombeiros do Amanhã”, criado pelo CBMMS no ano de 1993, que atende crianças entre 09 e 14 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Ele frequentou o projeto nos anos de 2005 e 2006.
Bombeiros do Amanhã
O Subtenente Viana, um dos coordenadores do projeto na capital, relata que o objetivo desta missão é oportunizar a essas crianças e adolescente a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações em prol de uma sociedade mais solidária, proporcionando ainda favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e no meio social em que vivem.