Dois militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul estão entre os 18 profissionais de diferentes unidades federativas que participam em Brasília do curso de Comportamento do Fogo em Compartimentos.
A capacitação, que se estende até o dia 19 de julho, é oferecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).
De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito federal e coordenador do curso, Ismael Souza, a formação é direcionada a profissionais que já atuam na área, com foco em aprimorar as habilidades no combate a incêndios e repassar os novos conhecimentos aos outros militares dos seus estados.
“O objetivo do curso é que a gente forme bombeiros que já são especialistas em seu estado, já possuem uma experiência de docência ou atuam na área de docência na parte de combate a incêndio urbano, a operarem os simuladores de desenvolvimento do incêndio, onde o bombeiro pode fazer o combate num incêndio real em total segurança. Nessa primeira edição nós temos um corpo discente de 18 alunos, sendo 2 de cada estado. Então, 9 estados foram contemplados nessa 1ª edição e a Senasp, por meio desse curso, quer que esse tipo de treinamento seja padronizado com uma doutrina única e com uma segurança para que isso seja repassado aos bombeiros que serão seus alunos nos estados”, explicou.

Fotos: Everton Marlon Ubal Nunes
Carolina Taboada, coordenadora-geral de pesquisa da Senasp, destacou que o curso é uma oportunidade para os profissionais atuarem de forma controlada, preparando-os para combates reais durante a carreira bombeiro militar.
“Esse curso presencial aqui em Brasília é um dos 300 cursos que a Senasp promove no ensino presencial e aqui a gente tem, como em todos os cursos presenciais, a oportunidade dos profissionais do sistema único de segurança pública atuarem de forma direta e de forma controlada nas situações que eles vão ser colocados ao longo da sua trajetória na proteção da população”, disse.
Os organizadores curso pontuaram ainda que o curso garante mais capacitação aos profissionais e mais segurança para a população Brasileira. Além disso, os militares serão replicadores, em seus estados, de todo o conhecimento adquirido.
Também participam da capacitação militares do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, que contaram com dois bombeiros militares cada.
A formação conta com investimento de aproximadamente R$ 240 mil proveniente da Senasp e é dividida em seis fases práticas, que incluem simulações de incêndio e explosões.
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!