Bombeiros em Três Lagoas iniciam projeto de musicalização no Programa Bombeiros do Amanhã

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 10, 2016 as 16:58 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Crianças e Adolescentes do Programa Bombeiros do Amanhã do 5º Grupamento de Bombeiros Militar passaram a receber, a partir de hoje, no período matutino e vespertino, aulas de musicalização. Fato este que vem enriquecer a grade curricular do programa.

“A ideia inicial do projeto é trabalhar a coordenação motora, o senso rítmico e melódico, a afinação dos alunos, procurando desenvolver neles a criatividade, a sensibilidade e maior integração, utilizando para isso a Flauta Doce como ferramenta de musicalização. Num segundo momento vamos pensar na formação de uma banda de música do 5º GBM em Três Lagoas com esses meninos”, afirma o Tenente Waldevino, professor de música do projeto.

IMG-20160810-WA0010

Hoje é consenso entre os educadores que a música, sendo uma linguagem de ritmos e sons, é capaz de despertar sentimentos bons e ajudar no desenvolvimento da personalidade da criança. Ela (a criança) é incentivada a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. Isso reforça o seu desenvolvimento cognitivo, pois a música é capaz de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e silêncio. A música, portanto, fala diretamente aos sentidos e por essa razão está ligada a percepção e vem desempenhando um papel importantíssimo no desenvolvimento do ser humano.

IMG-20160810-WA0004

Assim, para o Programa Bombeiros do Amanhã o ensino da música será de grande valia, pois terá também a finalidade de desenvolver o raciocínio e a criatividade, facilitar e ampliar a aprendizagem dos alunos, assim como ensiná-los a se desinibirem, ouvir, escutar, melhorar o autocontrole. Além de representar uma fonte de estímulos, equilíbrio e autoestima para o indivíduo, portanto, um poderoso recurso educativo.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.