Entre os dias 14 e 18 de julho, a equipe de Busca com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul participou de um curso intensivo do Grupamento de Busca e Resgate (GBR) em Indaiatuba, São Paulo. O GBR é especialista na modalidade de Mantrailing, que utiliza cães para trilhar em busca de um odor humano específico, permitindo que eles localizem pessoas desaparecidas a partir de um item com o cheiro da vítima.
O treinamento combinou aulas teóricas e práticas, sob a liderança de Ana Beatriz Albernaz, profissional com 20 anos de experiência na área.

O cão de Busca Chefão, um Bloodhound do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (Coxim), demonstrou excelência. Conduzido pelo Sargento Monteiro e com o Sargento Luciclei como backup (auxiliar), Chefão foi aprovado na certificação de nível I do GBR. Essa certificação atesta sua capacidade de encontrar pessoas pelo odor específico e também de descartar locais onde aquele odor apresentado não esteve presente.
A surpresa ficou por conta da filhote Cristal, uma Pastor Holandês de apenas 10 meses e filha da cadela de busca Laika. Conduzida pelo Sargento Thiago Kalunga e com a Soldado Jéssica Lopes como backup, Cristal demonstrou grande aptidão para o trabalho, mostrando-se promissora em sua fase de formação.

O grande objetivo dos cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul é obter a certificação nacional da LIGABOM no segundo semestre de 2025. Com essa certificação, eles estarão plenamente aptos a auxiliar as equipes em operações de busca por pessoas desaparecidas, fortalecendo ainda mais o trabalho da corporação.

Assessoria de Comunicação
CBMMS- Há 55 anos nós somos por você!