Campo Grande (MS) – Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), concluíram nesta quinta-feira (07), em Brasília, o 15º Curso de Intervenção em Produtos Perigosos (CIPP-OP/2024), nível operações, realizado pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Participaram da formação o Tenente Odenilson Marques Hortega, do quadro de Oficiais Combatentes, primeiro colocado no CIPP-OP/2024, e a Tenente Letícia Solano, engenheira ambiental que integra o quadro de Oficiais Especialistas do CBMMS.

Durante o treinamento os alunos participaram de instruções teóricas e práticas e ao todo, dos 30 militares matriculados no curso, 28 concluíram o curso, entre eles, militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, além dos militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O curso foi realizado de 21 de outubro a 7 de novembro, com carga horária de 150 horas, período em que foram ministradas as disciplinas de noções de química, sistema de identificação de produtos perigosos, equipamentos de proteção individual, descontaminação práticas operacionais em produtos perigosos, equipamentos operacionais, atendimento pré-hospitalar em produtos perigosos, conceito e coordenação.
A especialização na área de intervenção em produtos perigosos é fundamental para que os militares do Corpo de Bombeiros atuem com segurança nas ocorrências envolvendo substâncias de natureza química, podendo ser inflamáveis, explosivas, corrosivas, oxidantes, tóxicas, asfixiantes ou radioativas, como é o caso, por exemplo, das ocorrências de vazamento de amônia.
“As ocorrências que envolvem produtos perigosos são difíceis de acontecer, mas quando acontecem, exigem uma atenção especial, um atendimento que é muito especializado. Com essa formação, passamos a reforçar a equipe do CBMMS que já atua na área e vamos auxiliar na reestruturação e atualização dos equipamentos, tanto de detecção de gazes, quanto de proteção individual e operacionais, para garantir um melhor atendimento a esses tipos de incidentes”, disse a Tenente Solano.
Assessora de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!





