Campo Grande (MS) – Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e o GRETAP (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) garantiu uma capacitação especializada em Resgate Técnico Animal (RTA) a 30 bombeiros da corporação.
O curso aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio, no Instituto Salesiano São Vicente, em Campo Grande, com carga horária de 60 horas e instruções ministradas por profissionais de diferentes áreas, como médicos veterinários, biólogos e professores da Universidade Católica Bom Dosco (UCDB). As aulas práticas foram realizadas em ambientes diversos e com diferentes espécies de animais domésticos e silvestres.

O objetivo do treinamento é preparar os profissionais que atuam principalmente no combate aos incêndios florestais para realizar de forma segura o resgate de animais, respeitando as características de cada espécie.
Durante os quatro dias de capacitação, os bombeiros militares tiveram acesso a módulos teóricos e práticos, com temas que abordaram desde biosegurança no manejo de animais até técnicas de contenção de espécies silvestres, como serpentes e jacarés, com destaque também para tópicos sobre medicina veterinária de desastres, manejo básico de animais e manejo de aves.
“Eu acredito que esse conhecimento vai somar muito ao nosso trabalho. Foram instruções detalhadas, tanto de abordagem, de como se aproximar do animal, como transportar, como acalmar e lidar com as ameaças que ele possa trazer para a gente e entender as necessidades de cada espécie, garantindo assim tanto a segurança da guarnição, quanto a dos animais”, destacou a Soldado Caroline do Nascimento Cabral, que participou da formação.

O GRETAP foi criado em 2020 em meio às ações emergenciais de socorro a animais vítimas dos incêndios florestais ocorridos no Pantanal e unidades de conservação de Mato Grosso do Sul. O grupo é homologado pelo Governo do Estado e responsável pelos protocolos técnicos de atendimento e coordenação de todas as ações de resgate realizadas.
Paula Helena Santa Rita, coordenadora do Gretap, explicou que a parceria entre o grupo e o CBMMS é muito importante para proporcionar um atendimento rápido e eficiente aos animais durante a Operação Pantanal.

“Essa capacitação está se tornando recorrente dentro do cronograma de cursos do Corpo de Bombeiros de MS. A primeira turma do Brasil a ter a formação de RTA oficialmente foi a do Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do CBMMS em 2023. É uma integração importante porque trabalhamos juntos, tanto os veterinários e biólogos que compõem o Gretap, como os militares da corporação que atuam nos incêndios florestais. A tendência é manter essa integração para que estejamos o mais alinhados possível durante as ocorrências dentro e fora do nosso estado”, explicou.
Sobre o uso das técnicas de manejo, ela afirmou que o foco é garantir tanto a proteção dos militares durante a ação quanto o conforto e o cuidado aos animais resgatados.
“Minimizar o risco para os bombeiros militares é essencial. Nesse curso, eles aprenderam e tiveram noções básicas de reações que a vítima animal das diferentes espécies, tanto animais domésticos quanto silvestres, possa ter. Agora, eles têm a preparação para fazer a estabilização inicial do animal, remover da zona quente e deslocar até a equipe do Gretap que estiver mais próxima dos pontos de incêndio, otimizando o resgate”, disse.
Paula Helena ressaltou ainda que a capacitação já trouxe inúmeros benefícios, inclusive durante o apoio realizado pelo CBMMS ao estado do Rio Grande do Sul, quando as enchentes atingiram a região em 2024. Na ocasião, bombeiros militares de MS capacitados pelo auxiliaram no resgate de um cavalo vítima da inundação.

Agora a capacitação também será ministrada aos bombeiros militares que estão realizando o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF 2025).
Ten. Edilene Borges/Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!