Três Lagoas (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar comemora o Dia Nacional do Bombeiro, 2 de Julho, com a Semana de Prevenção Contra Incêndios que neste ano é realizada no período de 2 a 8 de julho. Nessa semana são realizadas diversas atividades de prevenção, conscientização e orientação à população.
O 5º Grupamento de Bombeiros Militar realizará durante a semana de prevenção, as seguintes atividades:
- Dia 3 de julho (segunda-feira) – Campanha de doação de sangue, dia em que todos os bombeiros militares do grupamento, em condições de doarem sangue, se dirigem ao hemonúcleo para abastecerem o banco de sangue.
- Período de 3 a 8 de julho – Vistoria técnica nas casas de comércio, balneários e clubes do município, para orientar e conscientizar quanto à prevenção contra incêndio e pânico.
- Período de 3 a 8 de julho – Palestra de prevenção contra incêndios e acidentes domésticos e de valorização da profissão bombeiro militar a alunos de escolas de Três Lagoas.
- Período de 3 a 8 de julho – Instruções intensificadas de noções de prevenção e combate a incêndios e acidentes domésticos e valorização da profissão bombeiro militar às crianças e adolescentes do Programa Bombeiros do Amanhã.
- Período de 3 a 8 de julho – Divulgação, por meio dos órgãos de imprensa do município de Três Lagoas e de cidades vizinhas do Estado de São Paulo, de Dicas de Segurança para evitar incêndios, queimadas, acidentes domésticos e afogamento.
- Dia 4 de julho (terça-feira) – Entrega, a entidades de assistência social, de calçados, peças de roupas, cama e cobertores arrecadados na Campanha do Agasalho, realizada no período de 2 de maio a 30 de junho do corrente ano.
- Dias 5 e 6 de julho (quarta e quinta-feira) – realização do I Seminário de Prevenção e Resposta à Emergência em nível nacional, destinado aos representantes das entidades públicas ligadas à segurança pública, meio ambiente e órgãos de respostas a emergências; empresas privadas; autoridades locais, estaduais e Federação das Indústrias de MS.
- Dia 7 de julho (sexta-feira) – Solenidade de encerramento da Semana de Prevenção Contra Incêndios, com palestra de motivação e entrega de medalhas de 10, 20 e 30 anos a bombeiros militares condecorados por bons serviços prestados.
Dia Nacional do Bombeiro
O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho devido nesta data, no ano de 1856, Dom Pedro II ter instituído o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, inicialmente denominado de Corpo Provisório da Corte, no Rio de Janeiro. Daí, o imperador tornar-se o patrono dos corpos de bombeiros do Brasil. Na época, antes da regulamentação do serviço de bombeiros por Dom Pedro II, o combate aos incêndios era realizado por homens, mulheres e crianças que acionados pelo badalar dos sinos eram conduzidos ao poço mais próximo e passavam baldes de água de mão em mão baldes de água até o local do incêndio.
Em 1954, o então presidente Getúlio Vargas institui o Dia Nacional do Bombeiro, por meio do Decreto 35.309, devido as constantes demonstrações populares de apreço aos profissionais bombeiros em razão de seus constantes atos de heroísmo e provas de valor e bravura. Neste mesmo decreto foi definida também a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Em todo o Estado, além do combate a incêndios, os bombeiros militares desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atua. O Corpo de bombeiros Militar realiza, ainda, atividades de defesa civil, de socorro a animais em perigo e a pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes (atendimento pré-hospitalares). Realiza, também, a fiscalização das instalações de casas comerciais, balneários, clubes, etc, que devem manter em dia certificado de vistoria e equipamentos para extinção e prevenção de incêndios e segurança de pessoas.
Decreto Federal nº 35.309, de 2 de abril de 1954
Institui o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,
CONSIDERANDO que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País;
CONSIDERANDO que o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura;
CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;
CONSIDERANDO a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas,
DECRETA:
Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.
Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.
Getúlio Vargas
DICAS DE SEGURANÇA TRABALHADAS NA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS: