Os Produtos Perigosos apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente.
Caarapó (MS)- Objetivando fomentar o conhecimento e a utilização de técnicas adequadas no socorro público, constantemente os integrantes do 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar (9º SGBM) recebem treinamentos e instruções relacionados aos mais variados tipos de atendimentos prestados pela corporação.
Neste mês de abril, as guarnições estão realizando treinamentos relacionados aos atendimentos de emergência que envolvem Produtos Perigosos. Como o próprio nome já diz, Produto Perigoso é aquele de origem química, biológica ou radiológica que apresenta um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente. Desta forma, o atendimento possui um protocolo de trabalho bastante peculiar, se comparado aos protocolos de demais atendimentos.
Uma importante etapa é a de descontaminação dos socorristas durante a evacuação da “zona quente” (local imediato do sinistro, onde há perigo constante). A descontaminação trata-se de um conjunto de ações que visa remover fisicamente os contaminantes, ou alterar sua natureza química para substâncias inócuas, das vestimentas dos socorristas e das vítimas e de materiais utilizados na cena.