Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar atendeu neste final de semana, 19 a 21 de agosto, um total de 71 atendimentos de ocorrências. Deste total destacam-se várias ocorrências de incêndio em vegetação, incêndio em residência (uma), quedas de fio de alta tensão, buscas e salvamento de pessoas em embarcação à deriva, acidentes automobilísticos, queda de pessoa de veículo em movimento (trator).
Na sexta-feira (19), por volta das 8h40min, a Guarnição de Salvamento deslocou-se até a BR 262, km 1, próximo à ponte do Jupiá, onde atendeu a um acidente automobilístico envolvendo carro e moto. No local, a Guarnição atendeu o motociclista, Sr Joafran de Oliveira, prestando o primeiro atendimento até a chegada das viaturas do SAMU. A vítima apresentava fraturas e lacerações no membro inferior direito (joelho e tornozelo). Após os procedimentos de praxe a Guarnição retornou à base sem alteração.
Por volta das 17h30min, a guarnição de incêndio deslocou até a Avenida Aldair Rosa de Oliveira, próximo a Lagoa Maior, onde combateu a um incêndio em pastagem que, segundo informações de populares, fora causado por faíscas de fio de alta tensão originadas do atrito dos fios. Devido ao tempo seco e aos fortes ventos o fogo se propagou rapidamente, atingindo uma área de aproximadamente 1 hectare.
Como consequência do vendaval, houve também, durante o final da tarde e início da noite, o atendimento de 3 ocorrências de queda de fios de alta tensão, onde a guarnição de salvamento realizou o isolamento e prevenção do local. Uma das ocorrências foi na Esplanada da NOB, no bairro Nossa Senhora Aparecida, onde um pé de coqueiro caiu sobre a rede elétrica. A outra aconteceu na Rua Custódio Andrews, próximo ao novo SESI, beirando a linha de trem. E, por fim, a outra na Avenida Olinto Mancini, no Jardim Alvorada.
Nesse mesmo dia, por volta das 18 horas, duas equipes de busca e salvamento foram acionadas para busca e salvamento de pessoas em embarcação. Uma deslocou-se até a ponte do rio Jupiá e efetuou o salvamento de duas pessoas em uma embarcação, que durante a ventania agarraram-se a uma placa e não conseguiam retornar às margens do rio. A outra equipe foi deslocada até a região da Cascalheira, no rio Paraná, onde efetuou o salvamento de também duas pessoas, que se encontravam numa embarcação a remo e à deriva, sem colete salva-vidas.
Já no sábado (20), uma guarnição de salvamento deslocou-se, por volta da 19h40min, até a rodovia MS 320, km 97, na Fazenda São José, onde realizou o atendimento do Sr Guilherme Henrique Misse. Segundo informações de familiares a vítima ao retornar do trabalho conduzindo um trator, juntamente com esposa e filho veio a se desequilibrar, após passar por um buraco, e teve o corpo esmagado por uma das rodas traseira, vindo a falecer no local. A guarnição realizou os procedimentos de praxe, deixando o corpo aos cuidados da perícia da Polícia Civil e retornou à base.
E no domingo (21), as viaturas de salvamento e de resgate deslocaram até a BR 262, km 45, onde as guarnições atenderam a um capotamento de veículo caminhonete com carga e sem passageiro. A vítima, o condutor, apresentava escoriações de membro superior esquerdo e membro inferior esquerdo e recebeu o primeiro atendimento pelos bombeiros militares. Tendo sido imobilizada por colar cervical e colocada em prancha rígida foi conduzida consciente e orientada ao UPA de Três Lagoas, sob a escolta de um Policial Rodoviário Federal.