Campo Grande (MS) – Na última quarta-feira (10) o projeto social “Cão Heroi, Cão Amigo” – Terapia com Cães do Corpo de Bombeiros realizou visita na Associação Pestalozzi. A presença dos cães transformou a manhã dos alunos especiais com atividades como passeios onde os alunos tiveram maior contato com os cães terapeutas.
O projeto tem por objetivo oferecer modalidade terapêutica às crianças em idade escolar e idosos institucionalizados nos asilos da capital, buscando aprimorar a reabilitação e contribuir para melhora da qualidade de vida. No âmbito científico, espera-se o desenvolvimento das próprias capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais do indivíduo necessárias para seu desenvolvimento global e, com isso, assumir o máximo de independência.
Os objetivos específicos visam buscar uma melhora da qualidade de vida, fazendo com que este o paciente desenvolva suas capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais necessárias para seu desenvolvimento global e, com isso, assumir o máximo de independência possível para sua efetiva inclusão social.
O coordenador do projeto, capitão Fábio Pereira de Lima, do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, explicou que os animais são dóceis e treinados para não reagir a distrações. “Eles não estranham pessoas”, disse, mas sim adoram estar perto delas recebendo carinho e atenção”.
Segundo o capitão Fábio, a terapia assistida por animais no caso por cães vem a ser um processo fenomenal comprovado cientificamente que é eficaz no desenvolvimento do aluno-paciente com alguma necessidade especial. O cão terapeuta deve ser dócil, vacinado, vermifugado, ser socializado com pessoas e outros animais.