Cães Terapeutas do Corpo de Bombeiros Militar Realizam pela primeira vez visita em Hospital na Capital.

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 6, 2017 as 12:58 | Voltar

Campo Grande (MS) Ocorreu no dia 01/06/2017 (quinta-feira) ás 14h00min uma visita dos Cães Terapeuta do Corpo de Bombeiros Airon e Kauê ao Hospital São Julião em Campo Grande- MS fazendo com que pacientes esquecessem seus estados enfermos  vindo a interagir com sorrisos e muita alegria.

A te rapia com cães é uma modalidade de terapia facilitada por cães onde a equipe multiprofissional utiliza este como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e socialização integral daqueles que recebem o contato com o animal.

O projeto Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães refere-se aos atendimentos realizados às crianças com necessidades especiais, sendo realizadas nas escolas, bem como em outras instituições como asilos e casas de repousos para idosos. Inserido neste contexto, a modalidade de tratamento que utiliza cães, devidamente treinados para fins de intervenções em processos terapêuticos, visa a utilização dos amigos de quatro patas no tratamento de pessoas com necessidades especiais para que possam desfrutar dos benefícios desta, através dos trabalhos com a fala, motricidade, afetividade, interação social, estimulação.

Todos têm a documentação necessária e preenchem os requisitos de higiene e de saúde exigidos pelo protocolo aprovado mundialmente, ou seja, estão vacinados, vermifugados, realizam exames de fezes regularmente e têm atestado de saúde emitido por veterinário do projeto. Além disso, fazem parte a escovação dos dentes regular e banho no dia da visita. “Para garantir o bem-estar dos pacientes e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe especialista com cães, afirma o Cap BM Fábio Pereira de Lima – Coordenador do Projeto”. Também ressalta que todos os cães para fazer parte do projeto passam por uma triagem onde são realizados testes de comportamento e agressividade que duram meses de observação e acompanhamento.

Momento emocionante da visita foi quando os cães interagiram com o paciente A.A (sexo masculino) acamado, vitima de acidente grave ficando sem os movimentos dos membros, politraumatizado com Traumatismo Crânio-encefálico grave. No caso o paciente respondeu aos estímulos do cão terapeuta Airon emocionando a todos no local reagindo da forma que conseguiu vindo a piscar os olhos e lacrimejar.

Segundo Laura Maria Beladelli – terapeuta ocupacional do hospital “Essa terapia com cães e outros animais, proporcionam diversos benefícios, desde a produção de hormônios que produzem a sensação do bem estar, emoção bem como também parte motora e tátil”.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.