Os especialistas em Educação Física da Diretoria de Saúde do CBMMS vêm dando passos importantes na integração da ciência às práticas operacionais. Como parte desse esforço, a equipe apresentou recentemente um estudo inovador sobre frequência cardíaca e preparo físico no XI Simpósio Científico da Atividade Policial e Saúde (SICAPS), realizado em São Paulo, durante as comemorações dos 190 anos da Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo.

Da esquerda para a direita, Tenente Fernanda e Ramires juntos do Professor Dr. Capitão Fernando Lima, do Professor Ph.D Michel do chile e da Tenente Rosana
O trabalho científico, intitulado “Variabilidade da Frequência Cardíaca Relacionada com a Aptidão Física do Bombeiro Militar do Mato Grosso do Sul”, foi desenvolvido pelos especialistas em educação física da corporaçãoTenentes Samuel Ramires Junior, Rosana Lopes Gusmão, Fernanda Braga de Souza, Raffael Lucas dos Santos e pelo sargento Wellington Castro da Silva .
A pesquisa analisa a relação entre a Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) — marcador que mede o equilíbrio do sistema nervoso autônomo — e o desempenho no Teste de Aptidão Física (TAF) dos bombeiros da ativa, com idades entre 21 e 59 anos. A partir do monitoramento com frequencímetros validados, o objetivo é identificar riscos cardíacos, mapear níveis de condicionamento físico e, com isso, contribuir para um planejamento mais preciso das rotinas de treino.

O diferencial da iniciativa está em trazer a ciência como aliada direta da atividade operacional, permitindo que decisões sobre treinamentos e protocolos de saúde sejam baseadas em dados concretos.
A expectativa é que os resultados possam ajudar a desenvolver protocolos individualizados, mais alinhados às exigências reais da profissão e com foco preventivo à saúde dos bombeiros.
O estudo apresentado no simpósio é apenas um exemplo dos esforços contínuos para consolidar a cultura da pesquisa como ferramenta estratégica de aprimoramento profissional e cuidado com a saúde do militar.

Mais do que uma participação em evento científico, o envolvimento dos bombeiros militares na pesquisa reafirma o compromisso institucional do CBMMS com o desenvolvimento técnico-científico, incentivando a produção de conhecimento dentro da própria corporação.
Assessoria de Comunicação
Há 55 anos, nós somos por você!