Campo Grande – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã desta segunda-feira (23), a formatura de 94 militares que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS 2024) e com isso estão aptos à próxima promoção da carreira, ao posto de 1º Sargento. A cerimônia militar aconteceu no auditório da Igreja Universal, em Campo Grande, e contou com a presença de membros da Corporação e familiares dos formandos.
O curso teve início no dia 6 de maio de 2024 e é o 19º realizado pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) na modalidade de ensino à distância, formato implantado no CBMMS desde 2015 e que facilita o processo de aprimoramento e capacitação dos militares, principalmente dos que são lotados em unidades do interior, como foi o caso de 61 dos alunos que a turma recém-formada.
A CAS teve uma carga horária de 370 horas, período em que foram ministradas 13 disciplinas voltadas à atualização dos conhecimentos dos novos sargentos e preparando-os para enfrentar os desafios da profissão.

Os 94 segundos sargentos ingressaram no Corpo de Bombeiros do dia 1º de julho de 2005, como soldados. No discurso, os oradores, Sargento Thiago Kalunga e Sargento Jaquelini Nascimento de Arruda Conturbia, relembraram a trajetória da turma e homenagearam dois colegas que faleceram, Luiz Antônio Moreira, que morreu ainda durante o curso de formação de soldados, e Jeovan Maciel Rodrigues, que faleceu durante o curso de formação de cabos, em 2013.

“Se olharmos um pouco mais para trás, nossa trajetória ultrapassa a marca dos 20 anos, considerando desde as fases do Concurso até o ingresso. A partida inesperada de Luiz Antônio Moreira, aluno soldado e nome de nossa turma tocou profundamente. Após a formação houve mudanças de cidades, experiências vividas, muito trabalho até termos a oportunidade do reencontro da turma no ano de 2013. Pouco tempo após esse reencontro, fomos abalados por outra perda dolorosa, a partida precoce de Jeovan Maciel Rodrigues”, lamentou o Sargento Kalunga.
Eles recordam ainda que esse é mais um passo importante na carreira. “Para muitos, a última promoção da carreira, para outros mais uma nessa gloriosa Corporação. Meus amigos e minhas amigas, agora 2º Sargentos com CAS. Na Corporação já temos mais passado que futuro, contudo nossa jornada não termina aqui, novos desafios e oportunidades ainda estão por vir”, disse Sargento a Jaquelini.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, que foi o coordenador da turma durante o Curso de Formação de Cabos em 2013, destacou o papel essencial desses profissionais para o trabalho da Corporação.

“Vocês só são fortes porque são uma turma que pertence a uma instituição, cada um com sua diferença, cada um com sua característica, cada um com seu talento, cada um com sua expertise. Por isso que forma uma Corporação forte. Pensem nisso que não tem como dar errado, pensar no coletivo. Minha palavra hoje é de agradecimento por mais uma etapa concluída, que fortalece duas pessoas, vocês e a nossa instituição”, concluiu.
Com a conclusão do curso, os novos sargentos estão prontos para assumir suas funções e contribuir ainda mais para a segurança e bem-estar da sociedade sul-mato-grossense.

Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!