O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou, entre os dias 8 e 11 de abril, a Rota de Inspeção 2025 na região do Bolsão, área de responsabilidade do Comando de Bombeiros de Divisas (CBDiv). A ação tem como finalidade avaliar a estrutura operacional das unidades, padronizar procedimentos e alinhar diretrizes voltadas à melhoria contínua dos serviços prestados à população sul-mato-grossense.
Durante a inspeção, a equipe do CBDiv percorreu o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) de Três Lagoas, além dos Subgrupamentos de Bombeiros Militar (SGBMs) localizados nos municípios de Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Chapadão do Sul.

Na foto, da esquerda para a direita, Capitão Paulo Cordeiro Ramiro , Coronel Luidson Borges Tenório Noleto , Maycol Queiroz (Prefeito de Paranaíba) e o Tenente Diego Patrick Souza Leonel.
A visita técnica englobou a verificação da frota, o andamento das Instruções de Tropa Pronta (ITP), a atuação das Seções de Atividades Técnicas (SATs) e o fortalecimento das relações institucionais.
Coronel Noleto acompanhado do Dr. Cassiano Maia (Prefeito de Três Lagoas) e do Tenente-Coronel Rafael de Andrade Farias.

Em paralelo às inspeções, o CBMMS promoveu reuniões com representantes do poder público municipal das cidades visitadas, com o objetivo de aprimorar a cooperação interinstitucional voltada à segurança contra incêndios, apoio logístico e ampliação da presença operacional nas regiões de divisa do Estado.
Como parte da programação, o Diretor da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), Coronel Claudiney da Silva Quintana, designou um bombeiro militar para acompanhar as inspeções e colaborar com as Seções de Atividades Técnicas (SAT) dos quartéis. O objetivo foi avaliar rotinas, identificar necessidades e propor melhorias nos processos de análise, fiscalização e vistorias técnicas em edificações e eventos. A atuação da SAT é fundamental para a prevenção de acidentes e redução de riscos à coletividade, por meio da aplicação das normas de segurança contra incêndio e pânico.
A realização da Rota de Inspeção fortalece a capacidade de planejamento, integração e padronização das atividades operacionais e técnicas do CBMMS, promovendo a melhoria do atendimento e a eficiência dos serviços prestados em áreas estratégicas do Estado
pontua Coronel Noleto.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!