Na última segunda-feira (23) o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizou uma simulação de resgate utilizando a escada Magirus no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A ação fez parte do treinamento da Brigada de Emergência do hospital visando preparar os profissionais para atendimento de alta complexidade.
O exercício simulou um sinistro nas dependências da unidade, com a necessidade de evacuar o espaço e retirar vítimas em situação crítica do terceiro andar do prédio com o auxílio da escada Magirus, que é uma ferramenta essencial para operações de resgate em grandes alturas.

Durante o treinamento, os brigadistas tiveram a oportunidade de aperfeiçoar técnicas de salvamento em situações extremas, trabalhando em conjunto com os bombeiros.
O objetivo do treinamento foi preparar ainda mais os colaboradores do hospital e os militares do CBMMS para uma resposta rápida em casos de emergências reais, reforçando os protocolos de segurança do hospital. Durante a simulação, os membros da Brigada de Emergência realizaram exercícios de evacuação, controle de pânico e resgate em altura.
O manuseio da escada Magirus envolveu cinco militares do Corpo de Bombeiros, sob a coordenação do 2º Tenente José Carlos Herculano Gonçalves.

“Nosso objetivo foi analisar como seria a entrada. Se, em uma situação real, a escada poderia atuar aqui no hospital. Na ocasião, realizamos o resgate de uma vítima que estava no terceiro andar. Foi possível realizar esse resgate, mas algumas melhorias para que o resgate fosse mais rápido foram identificadas e vamos repassar essas observações à equipe”, afirmou o Tenente Herculano.
“Realizamos esse treinamento com o objetivo de atualizar nosso plano de emergência e deixar nossos brigadistas preparados em caso de princípio de incêndio ou qualquer sinistro que exija o resgate de vítimas nos andares”, disse o técnico de segurança do trabalho, Edson Campos Barbosa, que coordenou a equipe de brigadistas do HRMS para a ação.

A diretora-presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, destaca que treinamentos como esse são de extrema importância para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores do hospital em situações de emergência.
“O preparo da equipe em situações de emergência pode fazer toda a diferença na preservação de vidas. Ter a parceria com o Corpo de Bombeiros em exercícios como este nos proporciona um nível ainda mais elevado de eficácia”, destacou a diretora-presidente.

A ação durou aproximadamente uma hora e envolveu cerca de 35 brigadistas do HRMS.
Assessoria de Comunicação/Com informações Joilson Francelino, Comunicação FUNSAU/HRMS
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ