Campo Grande, MS – Em consequência da queda nos estoques de sangue em Campo Grande, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, Instituto Sangue Bom e Hemosul estão unidos em uma campanha urgente de doação de sangue, que se estende até o próximo sábado (26).
O objetivo é elevar as doações de todos os tipos de sangue, especialmente do O+, que apesar de ser um dos mais comuns entre a população, é também muito utilizado pelos hospitais em situações de emergência. Além disso, o Hemosul informou que está com baixa nos estoques de plaquetas.
Ao receber a visita em seu gabinete do presidente do Instituto Sangue Bom, Professor Carlão, nesta quinta-feira (24), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, fez um apelo a todos os militares e à população em prol da campanha de doação de sangue.
“Junto com o Hemosul e o Instituto Sangue Bom estamos fazendo essa grande campanha para doação de sangue até sábado. Os nossos estoques em Campo Grande estão baixos, principalmente do O+, mas todos os tipos são bem-vindos. Solicito a todas as pessoas que vá até um dos pontos de coleta para fazer sua doação em prol de alguém que esteja precisando. Em especial, convido todos os militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para que juntos possamos mudar essa situação e elevar o estoque de sangue”, disse o Comandante.
Já Professor Carlão explica que a redução nas doações é comum nesta época do ano, mas que é preciso intensificar o alerta e a conscientização para sensibilizar os cidadãos sobre a importância da doação regular.
“Estamos chegando no mês de novembro, já se aproximando das festas de final de ano e, consequentemente, passamos por um período que se estende até pós carnaval em que ocorre uma queda natural todos os anos do volume de doadores de sangue. Porém, a demanda permanece a mesma. É importante que a gente faça essas campanhas para que nesse período permaneçamos pelo menos com os estoques em condições de atender a necessidade da Capital e do interior e estar preparados para o inesperado, grandes acidentes, mantendo um estoque regulador ”, alertou.
Ele reforçou ainda o agradecimento ao Corpo de Bombeiros pelo comprometimento com as campanhas de doação de sangue. “É uma rede de amigos, uma rede de amor. Minha gratidão à Corporação do Corpo de Bombeiros e um pedido a toda a população que participe dessa campanha. Procure o Hemosul, estenda o braço, salve vidas”, finalizou.
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas na unidade do Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa, que de segunda a sexta funciona das 7h às 17h e no sábado, das 7h às 12h), ou nas unidades instaladas no Hospital Santa Casa e do Hospital Regional, que funcionam de segunda a sexta das 7h às 12h.

Critérios
Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem 16 e 17 anos, é preciso estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado, pode doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado, precisa trazer a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.
Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.
Intervalo de doação: Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.
Medicamentos: Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.
Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!