Corumbá (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) tem intensificado as ações de capacitação por meio das Instruções de Tropa Pronta (ITP), voltadas à melhoria no atendimento de ocorrências. Na primeira quinzena de junho, o tema abordado pelo 1° Subgrupamento de Bombeiros Militar do 3° Grupamento de Bombeiros Militar (1°SGBM/3°GBM), em Corumbá (MS), foi a “Captura de animais silvestres”.

A escolha do tema leva em consideração a realidade local e a frequência de determinadas ocorrências.
Na região do Pantanal, é comum o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, o que demanda uma atuação constante e especializada do CBMMS para garantir a segurança da população e a preservação da fauna.
Durante a instrução, os militares receberam atualizações sobre técnicas de captura e manejo de animais, com foco na redução de estresse e prevenção de ferimentos durante a contenção, captura e soltura dos animais em seu habitat natural. O conteúdo foi repassado por um militar da unidade que participou, em maio, de um curso de resgate técnico animal promovido pelo Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP).
Como parte da estratégia de aprimoramento, o Comando do 3° GBM investiu na aquisição de equipamentos específicos, como caixas de transporte para animais de médio e grande porte, além de caixas destinadas à captura de serpentes. Os materiais visam proporcionar maior segurança no manejo e transporte dos animais, além de apoiar a atuação preventiva e operacional da corporação.
Os conhecimentos já vêm sendo aplicados na prática. Somente no dia 14 de junho, duas ocorrências de captura de serpentes da espécie jiboia foram registradas e atendidas com sucesso pelas equipes do CBMMS em Corumbá.

Com 55 anos de atuação, o CBMMS segue comprometido com a proteção da sociedade sul-mato-grossense e com a preservação da fauna local.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!