Campo Grande (MS) – Para garantir um atendimento de qualidade à população o bombeiro militar precisa, além da capacitação teórica, prática e do preparo físico, de uma plena saúde mental. Por isso, como parte das iniciativas que visam garantir mais qualidade de vida e saúde mental aos servidores bombeiros militares, a Diretoria de Saúde, por meio do Centro de Atendimento Biopsicossocial da Corporação, realizou, nesta quarta-feira (13), o III Encontro de Saúde Mental do CBMMS.
Com o tema “Construindo caminhos para o cuidado em Saúde Mental”, o evento aconteceu no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, e foi aberto a todos os bombeiros militares do Estado.
Durante a cerimônia de abertura, o Diretor da Diretoria de Saúde do CBMMS, Coronel Antônio Cézar Pereira da Silva, explicou que embora o assunto ainda seja encarado como tabu no meio militar, a saúde mental tem sido tema de discussões frequentes dentro do Corpo de Bombeiros.

Diretor da Diretoria de Saúde do CBMMS, Coronel Antônio Cézar Pereira da Silva durante abertura do III Encontro de Saúde Mental do CBMMS
“Estamos aqui nesta manhã, no nosso terceiro encontro, e temos a oportunidade para discutir questões relacionadas à prevenção e ao cuidado da saúde mental. É um momento para que sejamos sensibilizados e para conscientizar a todos nós de qual a importância da saúde mental para a nossa profissão, para a nossa carreira e para nossa vida pessoal. Quando não estamos bem no nosso teste de aptidão física, nós corremos atrás, fazemos academia, fazemos dieta, mas quando nós apresentamos algum sinal de problema de saúde mental, muitas vezes negligenciamos isso. Esse negligenciar pode causar muitos prejuízos e isso tem se refletido também na nossa carreira. O Comandante-Geral, Coronel Frederico, é um grande apoiador da nossa diretoria, tem se preocupado com os militares e, assim, buscamos constantemente fazer ações como essas, de esclarecimento, de fortalecimento dos nossos militares, principalmente para promover a inclusão de todos”, disse.
A Tenente Luciene Garcia, assistente social do quadro de Oficiais Especialistas do CBMMS e uma das organizadoras do evento, falou dos objetivos do encontro.
“Entendemos que a saúde mental deve ser tratada não só no período de recuperação, quando o militar já está adoecido. Estamos caminhando para inserir uma cultura de prevenção, cuidado e autocuidado da saúde menta dos militares, para evitar que problemas mais graves se estruturem e, de alguma forma, impactem de uma maneira pior na instituição e na vida dos militares. O objetivo é justamente promover a saúde mental, conscientizar sobre a importância do cuidado à saúde mental dos militares, entendendo o que é, como ela é composta e que ela deve ser entendida de maneira integral, ou seja, não é só a parte da psique, é no âmbito psíquico, social, físico, e a parte espiritual. Por isso, o evento busca trabalhar essa dimensão total do ser humano”, explicou.
Também responsável pela organização do encontro, o Tenente Antônio Oliveira Franco, assistente social do quadro de Oficiais Especialistas, ressaltou que a saúde mental dos bombeiros militares impacta diretamente nos serviços prestados à população.
“Um dos objetivos é fazer com que o militar consiga se autoconhecer e entender aquilo que de alguma forma impacta a vida dele não só fisicamente. Esse é um momento em que a gente pensa em trazer a integridade do sujeito, falando da família, de questões que afetam o militar no ambiente de trabalho, como o assédio, falando da espiritualidade, do estresse, de valores e propósitos e, assim, o militar se conhecendo, fazendo com que ele busque ajuda e consiga de alguma forma reverberar isso no atendimento à população”, pontuou.

Palestra da psicóloga Ana Flávia Weis
Neste ano o encontro abordou os temas:
• Saúde Mental, Relações de Trabalho e Assédio: Como Construir Ambientes Seguros e Produtivos”, palestra ministrada pela Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arósio;
• “Saúde Mental em Família: Um Debate sobre a Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, palestra ministrada pela psicóloga Ana Flávia Weis.
• “Saúde Mental, Valores e Propósitos de Vida: Construindo Culturas de Suporte para Bombeiros Militares”, palestra ministrada pela Coordenadora do curso de psicologia da Universidade Federal de MS, Aline Henrique Reis.
• “Espiritualidade e Resiliência: Caminhos para um Estilo de Vida Mais Saudável”, palestra ministrada pelo Capelão do Exército Brasileiro Tenente Nilton Sales.

Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arósio, durante o III Encontro de Saúde Mental do CBMMS.
Estiveram presentes no evento o Subcomandante-Geral do CBMMS, Coronel Adriano Noleto Rampazo, e bombeiros militares das unidades da Capital e do Interior do Estado.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!