Os 240 soldados temporários vão reforçar também os serviços nos quartéis do interior de MS
Campo Grande (MS) – Os 250 bombeiros militares temporários que concluíram, no dia 2 de dezembro, o Curso de Capacitação já estão reforçando os atendimentos prestados à população em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
Com o aumento do efetivo, o Corpo de Bombeiros Militar passou a operar, em Campo Grande, com sete Unidades de Resgate (UR), que são viaturas empregadas nos atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência. A Corporação também mantém em atividade a Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA), o motossocorro, além de outras viaturas especializadas, como caminhões de combate a incêndios e a escada Magirus.
A ampliação da estrutura operacional, especialmente na Capital, foi possível ainda graças a entrega de 10 novas Unidades de Resgate, viabilizadas pelo Governo do Estado. Pela primeira vez, as viaturas foram adquiridas por meio de contrato de locação e chegam totalmente equipadas para atender às exigências das ocorrências de urgência e emergência.

Antes da formação dos novos militares e da entrega das novas viaturas, Campo Grande contava com quatro URs. Para o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, a expansão da infraestrutura e do efetivo representa um avanço significativo na qualidade do atendimento à população.
“Foram anos de planejamento para a criação do quadro de bombeiros temporários, e hoje isso é uma realidade. Esses 240 soldados temporários atuarão em conjunto com os militares de carreira, e a ativação das novas viaturas só foi possível graças ao ingresso desse efetivo. É importante destacar também que 10 militares são oficiais temporários da área de Tecnologia da Informação e vão reforçar os trabalhos da nossa Diretoria de Telemática e Estatística (DTel). Além disso, os temporários lotados nas unidades do interior vão fortalecer o atendimento nas demais cidades do Estado. Esse importante reforço beneficia diretamente quem mais precisa, a população sul-mato-grossense”, afirmou o Comandante-Geral.

Os 240 soldados temporários foram distribuídos entre Campo Grande e outras 29 localidades do Estado, e apresentaram-se às unidades do CBMMS na segunda-feira (08). Já os 10 oficiais temporários passaram a integrar a equipe da DTel, na Capital.
Criados de forma inédita em 2025, os quadros de praças e de oficiais temporários do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul têm como finalidade a prestação de serviços auxiliares e suplementares à Corporação, em apoio aos militares de carreira.
Entre as atribuições dos bombeiros temporários estão o apoio na prevenção e combate a incêndios urbanos e florestais; atuação em socorros de urgência e emergência pré-hospitalar; resgate, busca e salvamento de pessoas e bens; ações de prevenção de afogamentos; apoio em emergências envolvendo produtos perigosos; atividades de gestão de riscos e desastres; serviços administrativos; atendimento a chamadas no Centro de Comunicação Bombeiro Militar.
É importante destacar que todos os serviços desenvolvidos pelos bombeiros temporários serão supervisionados por bombeiros militares de carreira.

O Curso de Capacitação Profissional de Bombeiro Militar Temporário teve início em 3 de novembro e se estendeu por 30 dias, período em que os alunos receberam instruções básicas sobre os diversos serviços executados pelo CBMMS.

A apresentação dos novos militares e a entrega das viaturas aconteceram no último dia 2 de dezembro, durante a formatura em comemoração ao dia do Patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil, Imperador Dom Pedro II.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – Há 55 anos, nós somos por você!