Comandante do 3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá é homenageado em aniversário do 17° B Fron

Categoria: Geral | Publicado: sábado, maio 13, 2017 as 10:02 | Voltar

A cerimônia foi realizada na manhã dessa sexta-feira 12 em Corumbá, nas instalações do 17° Batalhão de Fronteira (B FRon) “Batalhão Antônio Maria Coelho” em comemoração ao seu 175° aniversário.

O 17° B Fron é subordinado ao 18° Brigada de Infantaria de Fronteira e a data comemorativa é sempre marcada com a realização de formatura militar, com o objetivo de homenagear com a comenda “Amigo do Batalhão”, destinada a personalidade e instituições dos diversos segmentos da sociedade civil e militar, que de forma marcante e desinteressada, colaboram com o 17° B Fron demonstrando apreço pela instituição. O 17° Batalhão conta hoje com 908 militares, incluído os que estão destacados em Porto Índio e Forte Coimbra.

O Comandante do 3° GBM , Tenente Coronel QOBM Eduardo Steica, fora agraciado com o Diploma “Amigo do 17º Batalhão de Fronteira”, a comenda foi recebida das mãos do Tenente Coronel do Exército Brasileiro, Niller André de Campos comandante do 17º B Fron, sendo por isso um sincero reconhecimento pela valiosa e espontânea cooperação e fortalecimento do elo  de amizade e união com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Surgimento do 17º Batalhão de Fronteira

As origens do 17º B Fron remontam a 14 de maio de 1842, data de criação do corpo provisório de caçadores de Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto. Denominado de 21º Batalhão de Caçadores durante a Guerra da Tríplice Aliança, obteve memoráveis vitórias nas batalhas de Laguna, Bela Vista e Machorra.

Seu patrono, Antônio Maria Coelho, comandou 400 homens que saíram de Cuiabá pelo rio, para libertar Corumbá do domínio paraguaio, em 13 de junho de 1867. A organização passou a ser denominada de 17º BC a partir de 1920 e, somente em 1994, passou a ser chamada de 17º B Fron, sendo hoje uma organização militar de emprego peculiar em operações no Pantanal.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.