Três Lagoas (MS) – O comandante do 5º GBM participou, nesta manhã, da 23ª reunião do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), que ocorreu no município de Três Lagoas/MS, nas dependências da Sitrel Siderurgia; com o objetivo de traçar estratégias, incentivar a reciclagem de conhecimento sobre segurança e preparo de equipes.
A reunião abordou também os trabalhos do P2R2 (Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida à Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos) no município, um plano integrado direcionado para o aperfeiçoamento do processo de prevenção, preparação e resposta rápida à emergências ambientais. Abrange as atividades que potencialmente possam causar acidentes com produtos químicos perigosos.
O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, o município, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, por meio de suprimentos e manutenções diversas, e apoiar o Corpo de Bombeiros em caso de sinistros. Em retribuição a este auxílio mútuo, o CBMMS disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.
Integram ao PAM as empresas: Fibria, International Paper, Petrobras – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen – MS), Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE – LCP), Sitrel Siderurgia, White Martins, Akzo Nobel, Omya, Eldorado Brasil, Metal Frio e Cargill; e as instituições públicas, como: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
O acionamento do PAM é feito pelo Corpo de Bombeiros, por meio do 5º GBM, que é o órgão encarregado de verificar quando há a necessidade de atuação das equipes e/ou equipamentos de segurança das empresas que integram o grupo.