O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Coronel Frederico Reis Pouso Salas, participa, no Rio Grande do Sul, de uma missão técnica ao lado de outros Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do país, com o objetivo de acompanhar de perto a fabricação das viaturas de incêndio que serão destinadas às corporações por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
A comitiva realizou visita à empresa Mitren, onde pôde conhecer o chão de fábrica, os procedimentos adotados, os processos construtivos e toda a tecnologia empregada na produção das viaturas. A iniciativa visa assegurar que os veículos atendam aos mais elevados padrões de qualidade, segurança e eficiência operacional.
Entre os modelos em produção está a ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), uma viatura robusta e moderna, projetada para ampliar a capacidade de resposta operacional, especialmente no combate a incêndios florestais. O veículo conta com tanque de água com capacidade para 2.000 litros, além de 500 litros destinados ao sistema de proteção, tanque de LGE com 100 litros e bomba de combate a incêndio de 250 GPM (900 LPM), acionada pela tomada de força, permitindo operação com o veículo em movimento.
A viatura também é equipada com canhão monitor elétrico, carretéis com mangotinho de 50 metros e recolhimento automático, sistema de aspersão frontal, na cabine e nas rodas para proteção da viatura, além de governador eletrônico de pressão, dosador de LGE, válvula de alívio e console interno. Complementam o conjunto o guincho elétrico frontal, quebra-mato e para-choque personalizados.
Além da estrutura veicular, a ABTF dispõe de equipamentos essenciais para o combate a incêndios florestais, como esguicho regulável, batedor/abafador de fogo, soprador a combustão, motobomba para incêndio florestal e queimador para fogo controlado.
Para o Coronel Frederico, a visita técnica representa um passo fundamental para garantir que os investimentos realizados resultem em melhores condições de trabalho para os bombeiros militares e em um atendimento cada vez mais eficiente à população. “Acompanhar cada etapa da produção é investir diretamente na segurança da tropa e no fortalecimento da nossa missão constitucional de proteger e salvar vidas, o patrimônio e o meio ambiente”, destacou.
A participação do CBMMS nessa missão reforça o compromisso da Corporação com a modernização dos meios operacionais e com a melhoria contínua da capacidade de resposta frente aos desafios do combate a incêndios, especialmente os florestais.